TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconheça as condições de equilíbrio

Relatório de pesquisa: Reconheça as condições de equilíbrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

1. RESUMO

O tema abordado na aula realizada no laboratório de Física 2 foi sobre Força de Atrito, onde o material utilizado foi um kit de plano inclinado, dinamômetro, bloco de madeira e arruela.

O experimento consistia em observar e anotar o valor da força indicada no dinamômetro quando o bloco começasse a se mover num plano reto. O procedimento foi realizado com algumas variações no posicionamento e peso do bloco, sendo: bloco com a maior área de contato lisa sobre o plano, com um peso sobre o bloco, face com borracha sobre o plano, face sem borracha e com menor área de contato.

Posteriormente foi colocado o bloco com maior área de contato (sem borracha) sobre o plano inclinado e aumentava gradativamente a inclinação da rampa (de 5º em 5º) coletando a força aplicada sobre o bloco até que ele se movesse a cada 5º de inclinação que era aumentado gradativamente.

Após a coleta fizemos um diagrama das forças que atuam no bloco tanto no plano reto como no plano inclinado.

2. OBJETIVOS

- Reconhecer as condições de equilíbrio.

- Determinar os coeficientes de atrito entre a rampa e o móvel.

- Verificar se a força de atrito depende da área de contato entre o bloco e a rampa.

- Verificar os diferentes tipos de coeficientes de atrito.

- Calcular o coeficiente de atrito mínimo para que o corpo permaneça em inércia.

3. INTRODUÇÃO

O experimento tem como objetivo realizar ensaios para que seja observado a atuação da força de atrito sobre o bloco em suas diferentes variações de posicionamento e planos em que se encontra.

Utilizando-se de um kit de plano inclinado, dinamômetro, bloco de madeira (105,6 g) e uma arruela (50,0 g), verificar a intensidade da força aplicada no bloco até que ele começasse a se mover sendo num plano reto como numa plano inclinado variando de 5º em 5º.

Com a teoria aprendida em sala de aula e com o experimento realizado, fomos capazes de realizar um diagrama das forças que atuam no bloco sendo a Força Normal, Força Peso, Força de Atrito e a Força de Tração que move o bloco. Já num plano inclinado, temos as forças Px e Py que são resultado da decomposição da Força Peso e o ângulo do plano inclinado.

A Força de Atrito é encontrada através da fórmula f = µ*N (µ = coeficiente de atrito, N = Força Normal), podendo ser Estático (fs) ou Dinâmico (fk).

Devemos levar em consideração a área de contato sobre o plano, pois quanto maior for à área de contato, maior será à força de atrito sem esquecer que o tipo de material em contato com o plano também tem extrema influência.

4. PARTE EXPERIMENTAL

A parte experimental se dividiu da seguinte forma:

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Procedimento

1. Faça um diagrama de forças indicando todas as forças que atuam sobre o bloco quando ele é puxado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com