TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando As Vantagens Competitivas Que A Estratégia Pode Proporcionar, Como Estas Podem Impactar A Logística? Analisem As Afirmações E Assinalem A Alternativa Correta. I - As Vantagens Competitivas Podem Proporcionar às Empresas Melhores Condi

Exames: Considerando As Vantagens Competitivas Que A Estratégia Pode Proporcionar, Como Estas Podem Impactar A Logística? Analisem As Afirmações E Assinalem A Alternativa Correta. I - As Vantagens Competitivas Podem Proporcionar às Empresas Melhores Condi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 2

WEB AULA 1

Unidade 2 – Estratégia e Tomada de Decisões

INTRODUÇÃO À ESTRATÉGIA

Observando as atividades de uma empresa, podemos imaginar que desde o início houve um processo de planejamento que relacionava os objetivos desta com as ações que seriam desenvolvidas para que estes fossem atingidos, correto? Errado, na verdade há exatamente uma grande lacuna que envolve a concepção do negócio e as ações que a empresa realiza, uma dissonância entre objetivos e práticas empresariais.

Isso acontece por conta da ausência do pensamento estratégico, algo que Mintzberg (2002), coloca como um problema de gestão, que leva muitas empresas a investimentos desnecessários, perdas de participação no mercado e credibilidade, aumento de problemas produtivos, bem como, naturalmente, tais questões podem levar uma empresa a enfrentar o sério risco de falência.

Na logística também devemos considerar que a estratégia é importante, pois as ações e processos relacionados à logística estariam também ligados às demais áreas da empresa como vimos. Nesse contexto, Porter (1989) coloca que a estratégia pode proporcionar condições únicas de construção de vantagens competitivas que levem as empresas a atingir seus resultados.

Complementando:

Vamos observar melhor o que seria a estratégia?

Recomendo a leitura de um artigo que apresenta os aspectos convencionais de uma abordagem estratégica introdutória nas empresas, basta acessarem o link:

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/abordagem-convencional-da-estrategia-empresarial-2008/artigo/#.UYlghklUEnQ

Partindo da necessidade de pensar a estratégia dentro da logística, devemos observar alguns pontos que a empresa deverá seguir:

Integrar os problemas advindos da logística como variáveis do planejamento estratégico;

Observar se os objetivos e metas traçados no planejamento são viáveis por conta de limitantes logísticos;

Adotar uma estratégia que seja condizente ao problema de mercado que a empresa enfrenta e às variáveis da logística.

Nisso podemos pensar acerca do planejamento estratégico, que envolve: análise das variáveis ambientais, definição do objetivo estratégico, definição das metas estratégicas, identificação das forças do mercado, desenvolvimento das competências estratégicas, definição dos norteadores estratégicos, definição de orçamentos e cronograma da ação, implantação, monitoramento e controle, além das eventuais intervenções.

Este planejamento deve responder aos problemas que estariam ligados à logística e que se compõe como variáveis intervenientes da estratégia da empresa, tais como: decisões de transporte, relacionamento com fornecedores, gestão da linha produtiva, gestão de estoques, distribuição, gestão da informação. Além dos aspectos inerentes às áreas funcionais afetadas pela logística, como: marketing (definição de preços e sistemas de entrega aos clientes), tecnologia (aquisição de equipamentos e sistemas), operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com