TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede lógica

Relatório de pesquisa: Rede lógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

No mundo informatizado em que vivemos velocidade,segurança,comodidade são algumas das razões para procurarmos projetar de uma maneira eficaz uma rede para trafego de dados. De forma que qualquer empresa,independente do porte,consiga desenvolver suas atividades sem se preocupar com perda de informações ou a falta delas.

E,levando em conta a necessidade da empresa Mercadus,foi elaborado este projeto visando atender de uma forma segura e prática o que nos foi proposto por ela. Projetando sua rede em uma topologia segura e bem distribuída e com possibilidades de expansão no futuro,adequando conforme as necessidades que venham a surgir.

Procurou – se também elaborar uma rede simples,onde o monitoramento possa ser realizado tranquilamente,sem necessidades de consultoria externa ou a contratação de prestadoras de serviços.

Palavras - chave:rede,topologia e informações

Abstract

In computerised world in which we live speed,security,convenience are some of the reasons to try designing an effective way a network for traffic data. So any company, regardless of size, will be able to develop their activities without having to worry about loss of information or the lack of them.

And, taking into account the need of the company Mercadus,was drawn up this project aiming to meet in a safe way and practice what has been proposed by it. Designing your network in a secure topology and well distributed and with opportunities for expansion in the future, adjusting according to the needs that may arise.

Sought - if also draw up a simple network,where the monitoring can be done quietly, without the need for external advice or the recruitment of service providers.

Keywords: network topology and information

Sumário

1 – Rede lógica

1.1– Topologia

1.2 - Protocolos de nível

2 – Rede física

2.1– Topologia

2.2 - sugestões de equipamentos

3 – Considerações Finais

4 – Referências bibliográficas

Introdução

Este trabalho busca apresentar a elaboração do projeto físico e lógico da rede interna da empresa Mercadus. Com a pontuação inicial de uma rede com 45 hosts,mas com possibilidade de expansão para até 60 hosts.

Tentarei mostrar de maneira rápida e clara ,o que segundo meus conhecimentos seria a melhor opção de estrutura tanto física quanto lógica para a estruturação segura desta rede. Levando em conta todas as topologias físicas e lógicas e as condições apresentadas pela empresa. Trabalhando de forma simples e objetiva.

1 – Rede lógica

Neste ponto vamos nos ater apenas a de que maneira os dados irão trafegar dentro desta rede. Qual a maneira mais segura de operacionalizar esta rede. Não veremos,nesta parte tipos de cabeamento ou qualquer equipamento,mas sim,a interligação e estruturação desta rede.

1.1– Topologia

Toda a rede utilizará a arquitetura TCP/IP,onde implementaremos um WEB Service para atender as necessidades da empresa.

A distribuição de Ip's se dará através de um servidor de DHCP dinâmico para todas as estações de trabalho e reservando ip's para os servidores.

O sistema operacional principal nos servidores será o Linux Ubuntu Server,por tratar-se do mais simples e seguro S.O para servidores.

1.2 – Protocolos de nível

Na camada de ligação o protocolo principal será o Ethernet,por tratar-se da tecnologia mais utilizadas para redes LAN.

Na camada de rede trabalharemos com o protocolo IPV4,que apesar de antiquado ainda é o mais fácil de trabalhar. Já na camada de transporte utilizaremos o protocolo TCP e no Web Service trabalharemos também com os protocolos HTTP,SMTP e FTP para facilitar as atividades da empresa.

2 – Rede Física

2.1– Topologia

A topologia escolhida foi do tipo estrela,com transmissão de dados paralela com uma transferência half – duplex. Com um modelo de trafego cliente – servidor,bidirecional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com