TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes

Artigos Científicos: Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

As redes de computadores são consideradas como parte dos sistemas e tecnologias da informação nas empresas. Uma infraestrutura de tecnologia da informação adequada às necessidades de computação e comunicação nas empresas permite que seus funcionários trabalhem de maneira mais eficiente na operação e no gerenciamento de seus negócios. Atualmente, as empresas se apoiam fortemente em seus sistemas de informação, e estes por sua vez, apoiam-se nos sistemas de redes de computadores e na Internet para apresentar um diferencial em seus negócios.

O projeto, desenvolvimento e manutenção dos sistemas de redes de computadores e comunicação de dados é uma etapa que tem início no planejamento dos negócios antes mesmo da empresa se formar. A equipe de desenvolvimento e implantação deve ter grande atenção para manter os sistemas atualizados e permitir que a empresa acompanhe a evolução das tecnologias e dos sistemas de informação.

Este desafio propõe que seja realizado o projeto de sistema de redes de computadores para uma empresa com pelo menos 5 departamentos, 2 servidores e 40 estações de trabalho.

2 Relatório 03: Política e Sistema de Endereçamento de Rede do projeto.

Nesta etapa, o grupo deverá fazer um projeto de rede de computadores com os seguintes capítulos:

3.1 Estrutura de Endereçamento de Rede:

Apresentar um planejamento da estrutura de endereçamento IP para a rede local.

Fazer a descrição da política de endereçamento informando a classe de endereçamento IP utilizada na rede interna, se o endereçamento IP é estático ou dinâmico e as razões para a escolha do tipo de endereçamento. Descrever os endereços IPs, os intervalos de endereços IPs utilizados em cada departamento, as sub-redes e as máscaras de rede utilizadas.

Um endereço Ipv4 é formado por 32 bits ou seja possui 4 octetos representados na forma decimal . Uma parte desse endereço indica-nos a rede e a outra parte qual o host dentro da rede.

Com o objetivo de serem possíveis redes de diferentes dimensões, foram definidas cinco diferentes classes de endereços IP (classes A, B, C D e E).

Originalmente, o espaço de endereçamento IP foi dividido em estruturas de tamanho fixo designadas de classes de endereçamento.

A classe C possui um conjunto de endereços que vão des de o 192.0.0.0 até 223.255.255.0.

Para a estrutura de redes da nossa pequena empresa, o mais recomendável é a utilização da classe C. Abaixo um comparativo entre as classes A, B e C:

Endereços de Classe A

Endereços Iniciados de 1 até 126

Mascara 255.0.0.0

Exemplo de ip 126.1.12.34

São atribuídos a redes com muitos hosts. Permite 126 redes (primeiro numero para identificação de rede) e 16.777.214 hosts pra rede (3 últimos números).

Endereços de Classe B

Endereços Iniciados de 128 até 191

Mascara 255.255 . 0.0

Exemplo de Ip 128.126 . 12.34

Essa classe é atribuída a redes médias e pequenas, permitindo 16.384 redes (dois primeiros números) e 65.534 hosts (2 números restantes).

Endereços de Classe C

Endereços Iniciados de 192 até 223

Mascara 255.255 . 255.0

Exemplo de Ip 128.126 . 12.34

Para o nosso projeto contaremos com 40 estações de trabalho 2 servidores 2 switches e 5 multifuncionais, por este motivo podemos utilizar a classe c, que nos disponibilizará um total de 254 Ips, com previsão de expanções fututras.

Optaremos tambem por utilizar um IP dinamico, pois permite controlar o acesso a estações ou grupos de trabalho, através de polticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com