TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes. Voip

Artigos Científicos: Redes. Voip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 20

VoiP

Gabriela E. Campos1, Laís S. Caldeira1, Renata D. Batista1

1Instituto de Ciência Exatas e Aplicadas – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

– João Monlevade – MG – Brasil

{gabriela_enes@hotmail.com, laissoarescaldeira@hotmail.com, renata.ufop@yahoo.com.br}

Abstract. The voice over IP (VOIP) is a technology that allows scanning and speech coding and packaging of IP data (internet protocol) for transmission in a network that supports this protocol. In this article we will cover the main topics of this technology that is growing increasingly.

Resumo. A voz sobre IP(VOIP) é uma tecnologia que permite a digitalização e codificação da voz e o empacotamento de dados IP(protocolo internet) para transmissão em uma rede compatível com esse protocolo. Neste artigo iremos abordar os principais tópicos dessa tecnologia que está crescendo cada vez mais.

1. Introdução

VoIP é uma sigla em inglês para “Voice Over Internet Protocol” que em português significa “Voz sobre o Protocolo de Internet”. Essa tecnologia permite que a voz, normalmente transmitida pela rede de telefonia, seja transportada via Internet. Isso significa que se pode usar essa tecnologia em qualquer lugar do mundo onde houver acesso a Internet, que por sua vez é uma rede global.  

De acordo com Melo e Cário (2008), com o VoIP é possível realizar ligações através do acesso à internet, com custos inferiores aos cobrados pelas empresas de telecomunicações tradicionais. A diferença com o modelo tradicional é que não existem “caminhos” dedicados. Enquanto no serviço tradicional a rede é totalmente dedicada para o tráfego de voz (comutação por circuitos), a tecnologia VoIP transforma a voz em pacote de dados e a envia pela rede (comutação por pacotes), sem criar caminhos dedicados que não maximizam a utilização da rede. Tal serviço possui diversas modalidades e entre as mais disseminadas encontramos os softphones para realizar ligações gratuitas computador a computador, como Skype e MSN Messenger. Entretanto, o serviço começou a se disseminar no mercado corporativo, como forma de redução de custos, mediante a adoção de aparelhos adaptadores, telefones e PABX e mais recentemente também têm chegado ao mercado residencial.

2. Tecnologia VoIP

O funcionamento da tecnologia VoIP(voz sobre IP) consiste em digitalizar e codificar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converte em voz novamente em seu destino. A tecnologia de voz sobre IP recebe suporte das principais organizações de padronização mundiais, tais como a International Telecommunications Union (ITU) e a Internet Engineering Task Force (IETF), bem como dos fabricantes e distribuidores de equipamentos de telecomunicações. Hoje, pode-se encontrar com facilidade produtos de VoIP no mercado e informações para projetar e construir redes baseadas em VoIP.

Através do VoIP é possível permitir comunicação de voz entre os telefones tradicionais da rede de encontrarem interligados em uma rede IP, para isso interligar esta rede à operadora de telefonia pública através de um gateway específico. Esse gateway será o responsável por interpretar os protocolos e as informações de voz provenientes das duas redes.

Enquanto a rede de telefonia fixa é estável e confiável, a tecnologia utilizada na Internet é baseada no modelo de serviço de melhor esforço(best-effort), oferecido pelo conjunto de protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol). Neste modelo não há garantias quanto à entrega e ao atraso experimentado pelos pacotes ao trafegarem pela rede. As redes IP foram originalmente para comportar o tráfego.

2.1. História

Há inúmeras empresas oferecendo a comunicação de voz sobre a Internet. No Brasil, já existem mais de 30 empresas que criam uma alternativa real e até pouco tempo inexistente às operadoras STFC. Esses números não incluem os ofertantes internacionais, como o Skype. A Tabela I ilustra alguns exemplos de modelos de negócio em VoIP no Brasil. Como pode ser visto, as alternativas de empresas, os modelos de atuação e os planos tarifários são os mais variados possíveis. Ou seja, o que era um potencial para o futuro está se transformando rapidamente em alternativa para usuários e em fator de instabilidade e incertezas para as operadoras STFC (sistema público convencional de comunicação de Voz, que interliga empresas e residências em âmbito nacional e internacional. O sistema de telefonia móvel atual também pode ser considerado convencional, para os serviços de comunicação de Voz).

FIGURA1: Tabela Exemplos de empresas e modelos de atuação no Brasil (Rogerio;Cláudio;2005)

2.2. Arquitetura

Mesmo que uma rede VoIP possa ser composta por vários dispositivos sua arquitetura pode ser dividida em três formas básicos de se utilizar redes IP para transmitir voz, estas formas são:

PC para PC

Esta arquitetura é a mais simples, sendo composta por dois computadores equipados com placa de som, placa de rede ou modem, microfone, caixas de som e algum programa de telefonia IP (Microsoft NetMeeting, por exemplo) onde o conjunto de todos esse e equipamentos e software serão empregados em uma rede IP, para realizar a comunicação.

FIGURA2: Comunicação De Pc para Pc(Luiz Arthur;2009).

PC para Telefone

Neste cenário que também pode ser denominado PC-a-Gateway, um computador pode se comunicar com um telefone comum, conectando a rede telefônica tradicional, através do uso de gateways. Os gateways são dispositivos que farão a conversação entre os pacotes recebidos pela rede IP para um sinal que pode ser entendido e transmitido pela rede telefônica convencional ou outro tipo de rede eventualmente. Esse caso é bem mais complexo que o primeiro.

Na arquitetura PC para telefone, pode ser necessário, utiliza-se uma nova entidade entre os dispositivos que irão se comunicar está, nova entidade chamasse gatekeeper e sua função é tornar o endereço IP transparente ao usuário.

O gatekeeper é o equipamento responsável pelo gerenciamento de um conjunto de equipamentos dedicados a telefonia IP, quais sejam: Tel IP, TM, GW, GC e MCU. Suas principais funções são: executar a tradução de endereçamento dos diversos equipamentos, controlar o acesso dos equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com