TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre transdisciplinaridade

Relatório de pesquisa: Reflexões sobre transdisciplinaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 2: Reflexões sobre Transdisciplinariedade

Nesta aula-tema, vamos tratar de noções fundamentais para pensarmos em possíveis caminhos para a transformação da educação exigida pelo contexto atual. O objetivo é que você compreenda e reflita sobre o significado dos conceitos de complexidade etransdisciplinaridade como uma maneira de repensar a organização dos saberes e a função da escola.

Você encontra referências sobre esse tema no Capítulo II – A transdisciplinaridade como marco para a organização de um currículo integrado, p. 41 a 49 do livro Transgressão e mudança na educação[1], de Fernando Hernández.

Vivemos em um mundo em que a maioria das atividades, até mesmo na educação e nas ciências, exige decisões e respostas para questões em diversas áreas, que ultrapassam os domínios e cruzam as fronteiras entre as ciências. O ensino tradicional, organizado por disciplinas, já não traz mais respostas a essas necessidades.

Para responder a esse aspecto, Hernández (1998, p. 42) nos coloca diante de duas tendências contrapostas: "Por um lado, os que sustentam que é fundamental manter o currículo por matérias disciplinares, centrado em conteúdos conceituais e procedimentais, como portas de acesso aos conhecimentos socialmente aceitos como representativos da cultura científica refletida nas disciplinas. A outra tendência considera que esse tipo de currículo já não é necessário nem responde às finalidades da educação básica em relação à vida contemporânea".

Para o pensador Edgar Morin (2005)[2], o principal problema é que estamos simplificando fenômenos complexos e fragmentando o mundo real. Nosso sistema educacional nos torna incapazes de conceber a complexidade, isto é, as inúmeras ligações entre os diferentes aspectos dos conhecimentos. Separamos a arte, a afetividade, a paixão e a emoção da esfera das ciências, criando um mundo irreal e compartimentado. O currículo disciplinar e a especialização das ciências trouxeram respostas e construíram o mundo tal como o conhecemos. No entanto, há excesso de fragmentação e busca constante pela objetividade, o que acaba reduzindo a realidade a partes isoladas e descontextualizadas.

Hernández propõe, então, que o currículo seja baseado em projetos de trabalho organizados por problemas ou por temas de pesquisa com abordagem transdisciplinar para dar conta dessa complexidade do mundo contemporâneo.

A abordagem transdisciplinar traz a possibilidade de materializar a ideia de complexidade, na medida em que estabelece conexões entre as disciplinas e permite a construção de um pensamento global.

Ao estabelecer relações e o diálogo entre áreas diferentes do conhecimento, a abordagem transdisciplinar pressupõe o desenvolvimento de competências, tornando possível exercitar as capacidades humanas de explorar conexões, de estabelecer nexos, de relacionar e cruzar conceitos, de criar diferentes interpretações do real. Pressupõe também o respeito à diversidade, a integração de diferentes culturas e a vinculação da aprendizagem à realidade, que favorecem a aprendizagem por toda a vida.

Para aprofundar essas noções, assista às Web Aulas, faça as leituras e as atividades indicadas.

Bom trabalho!

Conceitos Fundamentais

Complexidade

A noção de complexidade ou de pensamento complexo, proposta pelo filósofo Edgar Morin, considera a realidade um conjunto de fenômenos complexos, em que cada parte não pode ser dissociada do todo. Ou seja, só conhecemos as partes se conhecermos o todo em que se situam, e só podemos conhecer o todo se conhecermos as partes que o compõem.

Interdisciplinaridade

Na abordagem interdisciplinar, duas ou mais disciplinas dialogam e estão voltadas para um mesmo objeto de estudo.

Multidisciplinaridade

A abordagem multidisciplinar implica a reunião de várias disciplinas transitando por temas relacionados, mas sem que tenham o mesmo objeto de estudo. Também não há um foco especial na relação entre elas.

Simplificação

Redução da realidade a partes delimitadas e quase sempre descontextualizadas, a fim de analisar fenômenos complexos.

Transdisciplinaridade

A abordagem transdisciplinar aprofunda as relações entre os campos do saber. As disciplinas não apenas dialogam, elas estão integradas a partir da necessidade de compreensão de um tema ou de um problema. Além da integração contínua entre as disciplinas e da construção de um pensamento global, a abordagem transdisciplinar também pressupõe desenvolver competências, vincular a aprendizagem à realidade, trabalhar com a diversidade, respeitar e integrar culturas diferentes.

Normalização

Segundo Edgar Morin, renomado antropólogo, sociólogo e filósofo francês, normalização pode ser entendida, de forma simplificada, como um processo de afastar ou desligar tudo aquilo que se afasta da norma. Por meio desse processo, ideias que se contrapõem às concepções marcadas da cultura perdem espaço. Para Morin, essa postura impede a construção de um conhecimento complexo.

Aula-tema 3: Currículo integrado

Vimos até agora a necessidade de transformar a escola, de aprender a relacionar conhecimentos e de interpretar e solucionar problemas reais. O que veremos nesta aula-tema é a proposta de um currículo integrado como meio de atender a essas necessidades, reorganizando os conhecimentos da escola.

As informações sobre esse tema encontram-se no Capítulo II – "A transdisciplinaridade como marco para a organização de um currículo integrado", nas páginas 50 a 60 do livro-texto.

Diferentes propostas de reorganização do currículo escolar foram feitas ao longo dos anos como tentativa de superar os limites do currículo disciplinar. O currículo integrado é uma dessas propostas. O que é comum a todas elas é a aproximação da aprendizagem a situações de vida real, que auxilia os alunos na resolução de problemas por meio dos conhecimentos aprendidos e favorece que eles continuem a aprender por toda a vida.

Um currículo integrado, como proposto por Hernández (1998)[1], permite aos alunos organizar os conhecimentos produzidos por disciplinas específicas e os saberes de fora da escola – como o senso comum –, favorecendo a aprendizagem de estratégias de busca, interpretação e representação de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com