TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime De Competência E Regime De Caixa

Monografias: Regime De Competência E Regime De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Regime de Competência

No Regime de Competência os registros são contabilizados como receita ou despesa, não importando, para a Contabilidade, quando vai ser pago ou recebido, mas sim quando foi realizado o ato.

• Receitas:

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade ou patrimônio, em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos.

• Despesas:

Despesa é todo o gasto que a empresa precisa ter para obter uma receita, como por exemplo: os salários, impostos etc. Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo; e assim como as receitas provocam um aumento do patrimônio líquido, as despesas, diminuem o valor do mesmo.

A comparação entre receitas e despesas ocorre na apuração do resultado do exercício, que é o saldo do confronto entre elas, depois de um ciclo de operações em uma empresa, se o resultado for positivo a empresa teve lucro, se o resultado for negativo a empresa teve prejuízo.

Regime de Caixa

O Regime de Caixa considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.

Este tipo de regime favorece as empresas que trabalham muito com vendas a prazo e prestação de serviço pois o imposto pode ser pago só depois de recebido o dinheiro do cliente.

Logo, o lucro só pode ser obtido após a apuração dos recebimentos e pagamentos já feitos, diminuindo assim DESPESAS – RECEITAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com