TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Fisica

Artigo: Relatorio De Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 10

Objetivo

Este relatório consiste em explicar o processo de eletrização através de atrito, indução e contato.

Resumo

Foram realizados experimentos com gerador de Van de Graaff que constatou: acendimento da Lâmpada fluorescente, pedaços de isopor repelindo-se, pedaços de papeis repelindo-se a ponta do percevejo, eletrizou-se, o torniquete girou e pedaços de papeis ficaram estabilizados na parte interna da cúpula maior, papeis na parte externa receberam carga de mesmo sinal e repelindo-se, mostrando que altas voltagens são utilizadas para acelerar partículas atômicas eletrizadas (prótons, elétrons, íons etc.)

Palavras Chave: Van de graaff, voltagens e eletrizadas.

Aparecida de Cássia Fogolin - Discente da Universidade de Cuiabá, 3⁰ período. E-mail: cassia@cavalcaengenharia.com.br

Débora Holz – Discente da Universidade de Cuiabá 3⁰ período. E-mail: debora_holz_@hotmail.com

Flávia Stéfani D. de Albuquerque - Discente da Universidade de Cuiabá, 3⁰ período. Email:flavia_albuquerque17@hotmail.com

Giulian Honorato Romão – Discente da Universidade de Cuiabá 3⁰ período. E-mail: giulianhr_0301@hotmail.com

Karla Carolina Barão Manzano - Discente da Universidade de Cuiabá, 3⁰ período. E-mail: karlinha_manzano@hotmail.com

Wellington Monteiro de Moura - Discente da Universidade de Cuiabá, 3⁰ período. E-mail: w_momoura@hotmail.com

*Denes Martins de Morais – Docente da Universidade de Cuiabá. E-mail: senedbr@yahoo.com.br

Introdução

Neste trabalho – um relatório acadêmico – vamos tratar sobre experimentos realizados em laboratório, com base em diversos testes utilizando o Gerador de Van de Graaff. Acreditamos que os resultados obtidos com os experimentos nos conduzirão a um melhor entendimento sobre os processos de eletrização, do poder das pontas, do vento elétrico e da gaiola de Faraday. Considerando os elementos destacados para um estudo mais verticalizado vamos fundamentar teoricamente nosso relatório com fontes primarias como, por exemplo, o titulo “Fundamentos da Física – volume 3 - Eletromagnetismo” e algumas outras tecnológicas, como, www.infoescola.com.br.

Para que possamos entender os experimentos realizados com o Gerador de Van de Graaff, é fundamental conhecermos os processos de eletrização e carga elétrica. Existem três processos de eletrização, por indução, contato e atrito. O processo de eletrização por indução consiste em, dois corpos A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, são colocados próximos um do outro sem haver contato. As cargas de A atraem as cargas de B. Se aterramos o corpo B as cargas negativas da terra vão se deslocar para o corpo B. Retirando o condutor que aterra o corpo B e só depois afastar o corpo A. observamos então que o corpo B ficou negativamente eletrizado. Na eletrização por indução, o induzido eletriza-se com carga de sinal contrario à do indutor. A carga do indutor não se altera.

No processo de eletrização por contato, quando um corpo A positivamente carregado entra em contato com um corpo B eletricamente neutro, o corpo A atrai as cargas negativas deixando o corpo B positivamente carregado. Já no processo de eletrização por atrito se atritarmos um pedaço de flanela com um bastão de vidro, os dois corpos antes neutros, agora apresentam propriedades elétricas, dizemos então que os corpos foram eletrizados por atrito. Na eletrização por atrito os corpos atritados ficam com cargas elétricas opostas a da superfície. Outro aspecto importante como já foi dito é o que chamamos de carga elétrica, que consiste em uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita a matéria. O que precisamos entender para uma boa compreensão dos experimentos com o gerador de Van de Graaff, é referente a cargas positivas e negativas, onde: cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais opostos se atraem.

Materiais e Métodos

5.1 Materiais Utilizados

1- gerador de van de Graaff

1- Lâmpada Fluorescente comum

2- Copinho descartável

3- Bolinhas pequenas de isopor

4- Tiras de papel

5- 01 percevejo

6- Torniquete elétrico com pivô

7- Pino banana com agulha

5.2 Para realização dos experimentos formam utilizados:

Gerador de Van Graaff é uma máquina eletrostática empregada na física nuclear para produzir tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas.O gerador é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Para a coluna é utilizado acrílico, já os roletes são de materiais diferentes, sendo um deles condutor para que possa se eletrizar de forma diferente devido ao atrito do rolamento com a correia. O motor gera os roletes, que eletrizam e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transportas essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica externa, não gere campo elétrico sobre o rolete superior, fazendo com que tensões muitos altas possam ser alcançadas.

Poder das Pontas:

A eletricidade se acumula mais nas regiões mais curva, e como uma ponta é uma região muita curva, e como uma ponta é uma região muito curva, é aí que a eletricidade se acumula, numa ponta a densidade elétrica é sempre maior do que nas regiões não pontudas. Três fatos dão caracterizam o “poder das pontas”:

1) uma ponta sempre se eletriza mais facilmente do que uma região não pontuda

2)Se um corpo já está eletrizado, uma ponta perde carga elétrica mais facilmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com