TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Movimento De Um Corpo Em Meio Viscoso

Exames: Relatorio De Movimento De Um Corpo Em Meio Viscoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  1.933 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Foi feito em laboratório um experimento sobre o movimento de um corpo em meio viscoso, ou seja, qual o tipo de movimento adquirido e as forças que atuam sobre ele, dificultando ou favorecendo o mesmo. Com essa tradução prática, fundamentada nos princípios teóricos de Stoke, ficaram patentes as características admitidas pelo corpo no meio. Por fim, percebe-se que, todos os processos experimentais fizeram com que houvesse um entendimento conciso do grupo em relação ao assunto.

I- Objetivos

1. - Analisar o tipo de movimento, e o tempo gasto por uma esfera, para percorrer determinado espaço em um meio viscoso.

2. - Confeccionar tabelas e gráficos com o resultado obtido para melhor análise do experimento, e consequentemente pleno entendimento e fixação da teoria.

I- Introdução Teórica

Entende-se por viscosidade a dificuldade que um líquido tem para escoar, ou seja, a resistência apresentada por ele à alteração de sua forma. A essa resistência damos o nome de atrito interno ou atrito viscoso.

O Movimento de um corpo em meio viscoso é influenciado por essa força de atrito que é proporcional a velocidade e ao seu formato. Além dessa, o corpo está sujeito a duas outras forças denominadas força peso e de empuxo (teorema de Arquimedes diz que um fluido em equilíbrio age sobre um corpo nele imerso (parcial ou totalmente), com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro de gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade é igual ao peso do volume de fluido deslocado”). Quando o movimento do corpo é iniciado, sua velocidade é zero, e ele então começa a descer com uma aceleração. Entretanto, após certo tempo, a força resultante é nula, pois Fv = P-E, com isso o corpo se equilibra e sem a ação de força adquire uma velocidade constante. Quando isso ocorre dizemos que ele atingiu sua velocidade limite, ou seja, a velocidade máxima que atingirá dentro do fluído.

Demonstração de forças atuando sob uma esfera em meio viscoso.

II- Parte Experimental

Materiais:

1. Tubo de vidro com 50 cm;

2. Régua Graduada de 40 cm;

3. Esfera de aço;

4. Imã;

5. Cronômetro;

6. Transferidor;

7. Plano Inclinado;

8. Líquido Viscoso composto por Água e Glicerina;

9. Calculadora

10. Folha A4

Procedimentos:

- Medir com um cronômetro, o tempo gasto por uma esfera para percorrer uma distância de 40 cm no plano inclinado com os respectivos ângulos de 10º, 20 º e 30º graus;

- Repetir o procedimento cinco vezes para cada ângulo, a fim de comparar os diferentes tempos para cada um;

- Com o resultado, extrair o tempo médio dos cinco valores obtidos referente a cada ângulo, e confeccionar um gráfico: Tempo x Deslocamento.

Demonstração do movimento da esfera no plano inclinado.

III- Resultado Experimental

Obtiveram-se os seguintes resultados. Lembrando que o tempo foi medido em segundos (s) e a distância percorrida pela esfera em centímetros (cm).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com