TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Quimica Analitica

Artigos Científicos: Relatorio Quimica Analitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Amazonas - (UEA)

Laboratório de Analítica

Relatório 01

Determinação Gravimétrica de Ferro como Fe2O3 em Tabletes de Vitamina

Aluno: Hiran Gonçalves da Silva - 1115140077

Manaus, 19 de Abril de 2013

Objetivo

Este relatório tem como objetivo determinar a quantidade de ferro em um comprimido de Ferronil para comparar se a quantidade informada no rótulo está correta.

Introdução

O ferro é um suplemento vitamínicomineral com propriedades antioxidantes. Ele atua um papel central na transportação de oxigênio no corpo, além de ser uma substância importante na hemoglobina em células vermelhas de sangue e mioglobina dentro das células, para transportar oxigênio no corpo. Ferro ajuda a impedir a anemia causada por sua deficiência, em que as células vermelhas de sangue não conseguem transportar oxigênio suficiente para ir de encontro com as necessidades do corpo. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a fabricar colágeno, uma proteína que constrói tecidos conectivos. Além disso, várias enzimas para processos no corpo requerem uma quantidade adequada do suplemento vitamínico.A vitamina C e o cálcio aumentam a absorção do ferro no organismo.

Inúmeras são as fontes de ferro na alimentação. As de fonte animal que apresentam uma absorção de 20% a 30% de ferro têm como a mais rica a carne, já as de fonte vegetal que apresentam uma absorção de 5%, estima-se ser o pimentão. Em países mais desenvolvidos, a dieta contém cerca de 6mg de ferro por 1000 calorias de alimento, o que resulta em uma média entre 10mg a 12mg de ferro por dia.

A análise gravimétrica está baseada na medida indireta da massa de um ou mais constituintes de uma amostra.

Por medida indireta deve-se entender converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto químico, constituinte da amostra inicial.

A separação do constituinte pode ser efetuada por meios diversos: precipitação química, eletrodeposição, volatilização ou extração.

Neste caso foi usada a precipitação química, que consiste em isolar o constituinte a determinar mediante adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de uma substância pouco solúvel. Em linhas gerais segue a seguinte ordem:

Precipitação → filtração → lavagem → aquecimento → pesagem

Para obter bons resultados é necessário que haja possibilidade de obter um precipitado “puro” e que possa ser recuperado com alta eficiência.

Características de um bom precipitado:

- Ter baixa solubilidade;

- Ser fácil de recuperar por filtração;

- Não ser reativo com o ar ou água;

- Ser algo onde o analito seja apenas uma pequena porção do precipitado.

Material

03 Cadinhos Pipeta de 5ml Pipetas

06 Béqueres de 400ml Reagente Buretas

03 Papéis de filtro Dessecador Balança analítica

03 Funis Chapa de aquecimento Estufa

Pissete com água destilada Almofariz com pistilo Solução de HCl concentrado

Pipeta de 2ml Solução de HNO3 concentrado Solução de AgNO3

Parte Experimental

Inicialmente, o comprimido de Ferronil foi triturado e colocado no béquer de 400ml, em seguida, foi dissolvido em uma amostra de 50 ml de uma solução preparada pela adição de 5ml de HCl concentrado a 45ml de água destilada, com isso a solução ficou com uma coloração alaranjada turva devido ao corante do comprimido. Em seguida, foram adicionados 2ml de HNO3 concentrado, fazendo com que a solução ficasse com uma coloração um pouco mais escura, e então o béquer foi colocado na chapa de aquecimento por uma média de 18 minutos para completar a oxidação , o que deixou a solução com uma cor amarelada. (1)

Em sequência, a solução foi diluída a 200ml de água destilada e e aquecida novamente na chapa de aquecimento por aproximadamente 12 minutos, o aquecimento nesse momento faz com que a matéria transforme-se em estruturas cristalinas. Estas são mais favoráveis para os fins de análises gravimétricos, pois sedimentam rapidamente, facilitando assim a futura filtração, ocorrida a ebulição, foram adicionados cerca de 40ml de solução de amoníaco, sob agitação até ligeiro excesso do agente precipitante, deixando a amostra com uma coloração marrom. (2) e (3)

Colocamos o béquer de volta na chapa para sedimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com