TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Quimica Analítica Dureza da àgua

Por:   •  31/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA I CCET

Disciplina: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL

Título: EXPERIMENTO 01: VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO POR “EDTA”- DETERMINAÇÃO DE ÍONS CÁLCIO E MAGNÉSIO (DUREZA DA ÁGUA).

Objetivo:         Determinar, através de titulação por complexação, a dureza da água de um poço da região de Campinas, a dureza da água de torneira da UFSCar (NuLEEN) e a dureza da água destilada, utilizando para tal uma solução padronizada de EDTA.

Introdução:        A determinação da dureza da água é importante para se descobrir qual é a melhor água para abastecimento de indústrias e qual é melhor para o consumo doméstico.

Pode-se descrever a dureza da água como sendo a medida da sua capacidade de precipitar sabões.  Uma água é mais dura quando precisa de maiores quantidade de sabão para formar espuma, e mais mole quando necessita de quantidades menores.

Há três tipos de dureza, a dureza temporária que é quando há presença de bicarbonatos de cálcio e magnésio e a água, quando é fervida sofre precipitação dos sais neutros e a dureza é parcialmente removida; a dureza permanente é dada pela presença de sulfatos e a água, quando é fervida, não sofre perda de dureza. A dureza total é a soma da dureza temporária mais a dureza permanente.

A dureza da água é dada, principalmente pelas concentrações de sais de cálcio e magnésio presentes em uma amostra e é expressa em miligramas de CaCO3 /L.

O método utilizado nesse experimento para determinar a dureza da água foi o da volumetria de complexação por EDTA, com dois indicadores diferentes, primeiro a Murexida e depois o Eriocromo -T. O processo consiste na reação dos sais de sódio desse ácido formando complexos solúveis com os íons metálicos presente na amostra água analisada, os complexos formados são do tipo 1:1. A coloração que o indicador assume depende do pH da solução e da concentração do íon metálico presente.

Resultados e Discussão:

A tabela abaixo indica a quantidade de ETDA que foi necessária para titulação em cada amostra analisada:

MUREXIDA

Amostra

Água de um poço

(região de Campinas)

Águas de torneira da UFSCar            (NuLEEN)

1,7 mL

0,2 mL

1,6 mL

0,3 mL

1,6 mL

0,2 mL

ERIOCROMO-T

Amostra

Água de um poço

(região de Campinas)

Águas de torneira da UFSCar           (NuLEEN)

3,4 mL

0,7 mL

3,6 mL

0,8 mL

Não foi realizada (acabou a água)

0,9 mL

Água destilada

Amostra

MUREXIDA

ERIOCROMO-T

0,05 mL

0 mL

Determinação do Ca2+

Primeiro realizamos o experimento com três amostras água de um poço da região de Campinas com o indicador Murexida, utilizando 50 mL de água, uma pitada do indicador e 1,0 mL de solução de NaOH 1,0 mol/L (pH=12) para cada amostra analisada. E então, cada amostra foi com solução padronizada de EDTA (Na2H2Y) 0,0050 mol/L.

Considerando a presença somente de íons de cálcio, as reações que ocorreram durante a titulação foram:

[pic 1]

[pic 2]

Analisando os resultados obtidos nas tabelas acima e sabendo que a reação ocorre de 1:1, foi calculado a quantidade de íons Ca2+ presentes em cada amostra, como segue abaixo:

[INSERIR AQUI CÁLCULOS REALIZADOS PARA CADA AMOSTRA]

Efetuamos o mesmo processo para calcular a quantidade de íons Ca2+ presentes na água de torneira, segue abaixo os cálculos:

[INSERIR AQUI CÁLCULOS REALIZADOS PARA CADA AMOSTRA]

Já para calcular a quantidade de íons Ca2+ presentes na água destilada, foi realizada em apenas uma amostra e os cálculos seguem abaixo:

[INSERIR AQUI CÁLCULOS REALIZADOS]

Determinação do Ca2+ e Mg2+

Na segunda parte do experimento foi realizada a titulação com o indicador     Eriocromo-T, utilizando 50 mL de cada tipo água, uma pitada do indicador e 1,0 mL de solução de NH3/NH4CL 1,0 mol/L (pH=10) para cada amostra analisada.

Nessa parte do experimento pode-se calcular a quantidade de íons Mg2+ em cada amostra, partindo das quantidades de Ca2+ obtidas na primeira parte e dos resultados obtidos nas tabelas acima, segue abaixo os cálculos:

Para água do poço:

[INSERIR CÁLCULOS REALIZADOS PARA CADA AMOSTRA]

Para água de torneira da UFSCar (NuLEEN):

[INSERIR CÁLCULOS REALIZADOS PARA CADA AMOSTRA]

Para água destilada:

[INSERIR AQUI CÁLCULOS REALIZADOS]

Portanto, segue abaixo três tabelas contendo as concentrações de cada íon (Ca2+ e Mg2+) em cada amostra e a sua respectiva dureza:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com