TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Termodinamica

Monografias: Relatorio Termodinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 4

TERMODINAMICA APLICADA

7ºSEMESTRE SALA: 63

Relatório Termodinâmica – 1º Experimento

Para o primeiro experimentos foram utilizados:

1. 5 Esferas.

2. 1 Lamparina.

3. 1 Cronometro.

4. 1 Kit Meios de Propagação de Calor.

5. 1 Backer.

6. 1 Isqueiro.

7. 1 Celular para fotos.

Ao aquecer a extremidade livre da barra, há um aumento do estado de agitação dos átomos do metal que compõe a barra. Tal agitação (ou vibração) é transmitida aos átomos vizinhos que vai sendo transferida gradativamente para toda a barra. À medida que a energia na forma de calor é transferida ao longo da barra, atingindo a parafina, onde está presa a esfera, esta se derrete e daí tem-se a queda do mesmo. Observa-se que as esferas caem sucessivamente a partir da extremidade aquecida (extremidade onde está a fonte de calor), exibindo o processo de transmissão de calor por condução.

A primeira esfera caiu com 17 segundos, a segunda caiu com 56s, a terceira com 1 minuto e 55 segundos. A quarta se desprendeu da parafina com 4 minutos e 24 segundos e a quinta e ultima caiu com 14 minutos e 18 segundos, comprovando a teoria citada acima. O que ocorre neste caso é que o calor cedido pela fonte se propagou através da barra até atingir à mão. Esta modalidade pela qual o calor se propaga é denominada condução. A explicação para tal fenômeno é a de que as moléculas, ao vibrar com maior amplitude, conseguem aproximar-se das moléculas vizinhas. Nessa aproximação, intensificam-se as forças repulsivas e, consequentemente, as moléculas vizinhas passam a vibrar mais intensamente.

A 2ª esfera nunca poderia cair antes da primeira, porque o calor precisa passar primeiro pela parafina da 1ª esfera. A parafina tem como finalidade prender as esferas na barra para ser realizado a analise do experimento.

Relatório Termodinâmica – 2º Experimento

Para o primeiro experimentos foram utilizados:

1. 1 Cronometro.

2. 1 kit Meios de Propagação de Calor.

3. 1 Vela

4. 1 Cronometro

5. 1 Isqueiro

6. 1 Celular para foto.

Neste experimento a ventoinha começou a rodar em apenas 1 segundo. Na sequencia giramos a ventoinha no sentido anti-horário e ela demorou 20 segundos para voltar a girar no sentido horário. Isto ocorre porque após acender a vela, o ar, no interior do cubo, é aquecido. Como o ar aquecido é menos denso, este tende a subir, passando através da hélice. O ar quente que sobe, dá lugar ao ar frio, que entra pela parte inferior, formando correntes de convecção (dirigida de baixo para cima). Entretanto, ao passar pela hélice, devido as suas disposições, na parte superior do cubo, esta corrente de ar faz com que o cilindro começa a se movimentar, ou seja, causam o giro da hélice.

Utilizando a lâmpada incandescente, alimentada com corrente elétrica, ocorre o mesmo citado no descrito acima, mas o tempo é maior, a hélice começou a girar com 56 segundos. Ao circular pelo filamento da lâmpada a energia elétrica, devido ao efeito Joule, se transforma em Luminosa e Térmica. Com a propagação de calor no ar (gás) há uma expansão molecular, sendo assim as moléculas expandidas tendem a subir, pois sua pressão interna diminui.

A convecção é o processo de propagação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com