TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Termodinâmica

Artigo: Relatório Termodinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

1.1 OBJETIVO GERAL.............................................................................................................4

2 MATERIAIS UTILIZADOS NA AULA PRÁTICA..........................................................5

3 METODOLOGIA..................................................................................................................5

3.1 SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO COM ÁGUA....................................................5

3.2 SOLUÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO COM ÁGUA........................................................5

3.3 REAÇÃO DA ACETONA COM A PELE...........................................................................5

3.4 REAÇÃO DO PERMANGANATO DE POTÁSSIO COM GLICERINA..........................6

4 RESULTADOS.......................................................................................................................7

5 DISCUSÃO.............................................................................................................................9

6 CONCLUSÃO......................................................................................................................12

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................13

1 INTRODUÇÃO

A termodinâmica vem a ser o estado das propriedades de equilíbrio em função da temperatura. Mais especificamente, entenderemos melhor o processo pelo qual a pressão é mantida constante, e esse processo se inclui na primeira lei da termodinâmica, também conhecida como lei de conservação de energia.

Segundo POTTER E SCOTT (2006), a primeira lei diz que o calor efetivo transmitido é igual ao trabalho efetivo realizado. (...) Entalpia é uma combinação de propriedades. De acordo com esses conceitos ficará mais claro entender as reações realizadas no laboratório de química, os cálculos realizados a fim de achar a variação de entalpia (∆H) e as diferenças entre reações exotérmicas e reações endotérmicas.

Outra quantidade que usaremos é a chamada capacidade calorífica – a quantidade de energia calorífica necessária para elevar a temperatura de certa quantidade de uma substância de um grau Celsius. O calor específico representa a capacidade calorífica por gramas, isto é, consiste na quantidade de calor necessário para elevar a temperatura de 1 g de uma substancia de 1oC. O calor específico da água é 1,00 cal/goC. (BRADY E HUMISTON, 1981, p. 305)

1.1 OBJETIVO GERAL

Introduzir e calcular entalpia, entender o mecanismo de uma reação endotérmica e de uma reação exotérmica e discutir os resultados observados nas reações.

2 MATERIAIS UTILIZADOS NA AULA PRÁTICA

Pipeta volumétrica de 20 ml, pipetador, balança, béquer de 20 ml, espátula e termômetro.

3 METODOLOGIA

3.1 SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO COM ÁGUA

Pesamos um béquer e 2 g de hidróxido de sódio em uma balança analítica, adicionamos 20 ml de água com auxilio da pipeta num segundo béquer e verificamos sua temperatura inicial (T1). Dissolvemos o hidróxido de sódio na água e observamos sua temperatura final (T2). Com os dados obtidos foi possível calcular a variação de entalpia (∆H).

3.2 SOLUÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO COM ÁGUA

Pesamos o béquer e 2 g de cloreto sódio (NaCl) em uma balança analítica, adicionamos 20 ml de água com auxilio da pipeta em um segundo béquer e verificamos a T1. Dissolvemos o cloreto de sódio na água e observamos a T2. Com os dados obtidos foi possível calcular a ∆H.

3.3 REAÇÃO DA ACETONA COM A PELE

Foi colocado sobre a pele algumas gotas de acetona (C3H6O) com o auxilio de uma pipeta e inicialmente observado que a pele fica fria.

Em química, a acetona é um composto orgânico sintético, incolor, de odor fácil de distinguir, volátil, inflamável e solúvel em água.

2.1.4 REAÇÃO DO PERMANGANATO DE POTÁSSIO COM GLICERINA

Sobre um papel foi utilizado permanganato de potássio (KMnO4) em pouca quantidade com gotas de glicerina (C3H5N3O9). Inicialmente foi observado que, após alguns segundos, a glicerina age imediatamente com o permanganato ocasionando a queima do papel.

O permanganato exerce ações antibacterianas e antifúngicas, sendo utilizadas no tratamento das infecções causadas por fungos e protozoários. Na indústria farmacêutica é muito utilizado na produção de cremes e pomadas.

A glicerina ou glicerol, que é também conhecida, é atualmente um dos ingredientes mais utilizados na indústria farmacêutica na composição de cápsulas, supositórios, anestésicos, xaropes e emolientes para cremes e pomadas, antibióticos e anti-sépticos.

4 RESULTADOS

Segundo ATKINS (...) a variação de entalpia é igual ao calor fornecido ao sistema, a pressão constante (desde que o sistema não efetue trabalho além do de expansão).

dH=dq (a volume constante, sem trabalho extra) (ATKINS, 2002, p.46)

Após o preparo da solução de NaOH:

NaOH(s) → Na+(aq) + OH-(aq)

Foi realizado o cálculo para saber o valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com