TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes

Exames: Relatos Diferentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PASSO A PASSO DA COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES 4

2.2 FERRAMENTA PARA PADRONIZAR AS ATIVIDADES 5

2.3 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ....... 6

2.4 IMPORTÂNCIA DE TRANSPARÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA DAS EMPRESAS PARA A SOCIEDADE 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a comunicação das organizações e suas ferramentas de padronização para que a diversidade em excesso não seja prejudicial ao seu bom andamento.

Nesse sentido, o presente trabalho pretende abordar a importância da comunicação, exemplificado pelo passo a passo da comunicação com investidores da Braskem e em seguida expondo de modo geral a importância que a comunicação tem no relacionamento interpessoal.

Por último, o trabalho ainda cita a importância de clareza entre discurso e prática por parte das empresas com a sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PASSO A PASSO DA COMUNICAÇÃO ENTRE INVESTIDORES

A Braskem ocupa a liderança na produção de resinas termoplásticas nas Américas, possui a maior unidade produtora do mundo de Etileno Verde, que é um gás utilizado como combustível na fabricação de plásticos como o polietileno, o que representa um passo importante em sua estratégia de tornar-se a líder mundial em química sustentável a partir de matéria-prima 100% renovável, a cana-de-açúcar.

A Braskem controla os três maiores pólos petroquímicos do Brasil, localizados em Camaçari (Bahia), Mauá (São Paulo) e Triunfo (Rio Grande do Sul).

Na Braskem há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia: uma semana antes da divulgação do balanço trimestral a diretoria de comunicação da empresa, presidente e diretores se reúnem em dois encontros para avaliar vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder os questionamentos, a mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação.

Bimestralmente é publicado o Geração Braskem, uma revista com notícias sobre a empresa e seus colaboradores, as pautas são propostas por um colaborador de comunicação que visita várias áreas da empresa e são várias pessoas que escrevem, portanto buscam unificar os diversos pontos de vista com um jornalista de uma publicação.

Verificamos no passo a passo acima um exemplo de comunicação bastante aberto utilizado pela Braskem, o que faz com que seus colaboradores possam manter-se atualizados sobre os acontecimentos da empresa.

2.2 FERRAMENTA PARA PADRONIZAR AS ATIVIDADES

Ferramenta bastante válida para grandes empresas é a Gestão de Stakeholders, é a estratégia de relacionamento com colaboradores e imprensa, compreendem regras de comportamento da empresa, porque cada perfil empresarial é diferente mas precisam estar sempre alinhados.

A Gestão de Stakeholders é formada por um grupo que certifica as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, clientes e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

O conjunto dos interessados de um projeto engloba todas as pessoas que de alguma forma podem contribuir no sucesso do projeto.

A principal importância da Gestão de Stakeholders está no fato de que nem sempre concordamos ou temos a mesma opinião a respeito de todos os assuntos mas que devemos procurar um meio termo para unificar as idéias de um grupo.

2.3 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A comunicação é cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com