TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Análise De Solo

Dissertações: Relatório Análise De Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  5.225 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Análise de Solo

Docente: Fabíola Gomes

Discentes: Diego Vilaça, Felipe Silva e Lucas Pinheiro.

Natal-RN/2014

Introdução

Este relatório tem como objetivo abordar as práticas realizadas de análise de solo: amostragem de solo, preparo da amostra (obtenção da Terra Fina Seca ao Ar – TFSA), densidade real, análise textural, PH (em água 1:2, 5), CE (em água 1:1) e umidade do solo.

Com o avanço tecnológico e mudanças climáticas faz se cada vez mais necessário a preservação dos recursos naturais como também o uso eficiente desses recursos. Nesse sentido, como ferramenta a análise do solo tem um importante papel, como por exemplo, utilizada na agricultura para indicar o potencial de fertilidade de determinada área, quais elementos são essenciais para a lavoura e quantidades corretas, o que pode favorecer na redução de custos de produção. Além de servir para análise de áreas degradadas.

O presente trabalho apresenta a importância de cada prática, local de realização, objetivos, metodologia e resultados.

Amostragem de solo - Aula realizada em: 06/11/2014

Importância: O procedimento de amostragem de solos é uma prática de grande relevância a fim de determinar a fertilidade do solo, para que possamos corrigir de forma mais precisa as características produtivas do solo, que afetará o potencial de rendimento final da cultura a ser cultivada.

A análise tem baixo custo operacional, comparado aos enormes benefícios que nos trás, além de nos informarmos sobre recomendações como calagem e/ou adubação a fim de aumentarmos a produtividade das glebas e por fim diminuir custo utilizado adubações corretas, diminuindo assim gastos por fórmulas desnecessárias, muitas vezes utilizamos formulações acima do recomendado ou contrário. Além disso, pode ser realizado em qualquer época do ano, mas recomenda-se que se faça em 3 meses antes do plantio para que se possa dar tempo para uma boa análise e posterior correções.

Extração, análise e determinação de nutrientes.

Local : A prática de amostragem de solo foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus – Natal Central, no laboratório físico-químico, sala 26, da Diretoria de Recursos Naturais (Diaren),às 08h00.

1º Etapa:

● Higienização dos instrumentos de coleta;

● Lavar com detergente neutro;

● Lavar em água corrente;

● Lavar em solução Hcl 5%;

● Lava em H2o destilada

Coleta:

Instrumentos limpos

Sacos plásticos (2)

Procedimento:

2 Passadas.

● Profundidade 20 cm;

● Amostras Compostas;

Umidade do solo % - Aula realizada em: 06/11/2014

A umidade do solo, é a relação existente entre a quantidade de água presente no solo em um dado instante, e a quantidade total do solo. Esse valor é expresso pelo método matemático da porcentagem. A determinação dessa relação na agricultura, visa conhecer o índice de umidade do solo, com finalidade de obter esse dado importante para a elaboração de projetos de irrigação e drenagem, em determinada área, de acordo com a cultura a ser plantada.

Sua determinação é muito simples. Basta determinar o peso da amostra em seu estado natural, razão pela qual a amostra não deve perder umidade, e o peso após completa secagem. A secagem deve ser feita em uma estufa em uma temperatura que deve variar de 105 °C à 110° C.

● 3 Beckers (200 ml);

● 10 g/ Solo ( Triplicata);

Procedimento:

● Pesar o Becker (tarar);

● Pesar 10g/Solo;

● Estufa à 105º C;

● PH em H2o (1:2,5);

● Pesar em triplicata 10 g solo;

● Adicionar 25 ml de H2o destilada;

● Agitar durante 15 min;

● Repouso 30 min;

● Leitura em Phmetro.

 Determinação de umidade no solo.

● Pesar as amostras após esfriar;

● anotar o peso.

Medidas de amostras

1º Amostra 10,13g

2º Amostra 10,01g

3º Amostra 10,32g

Umidade

1º Amostra 33,10 g 10,01 g

2º Amostra 27,50 10,00 g

3º Amostra 18,33g 10,01 g

Densidade Real do Solo – Aula Realizada em 20/11/2014

A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra desolo seca a 105ºC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.

“Importância da Densidade do Solo” A determinação da densidade dos horizontes de um perfil de solo permite avaliar certas propriedades, como:

• drenagem

• porosidade

• condutividade hidráulica

• permeabilidade ao ar e à água

• capacidade de saturação

• armazenamento de água e água disponível

Recomenda-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com