TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

An Introduction to the English School of International Relations: The Societal Approach. – Buzan Barry (Cap. 1,2,3 e 5)

Por:   •  28/9/2016  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal da Integração Latino-Americana[pic 1]

Aluno: Andréia Sá

Disciplina: Teoria das Relações Internacionais I

Resenha Crítica: Aula V: An Introduction to the English School of International Relations: The Societal Approach. – Buzan Barry (Cap. 1,2,3 e 5)

        De acordo com o texto, a Escola Inglesa é construída em torno de três conceitos-chaves, são eles: Sistema internacional, sociedade internacional e sociedade mundial. E esses conceitos são desenvolvidos por Hobbes ou em algumas vezes por Maquiavel Grotius e Kant. E essas são derivadas das “três tradições” da teoria de Relações Internacionais de Wight, são elas: realismo, racionalismo e revolucionismo.

        O conceito de sociedade internacional, pressupõe a identificação de grupos de Estados os quais se consideram ligados por determinados valores e interesses comuns. O relacionamento desses Estados é regulamentado por um conjunto comum de regras e instituições. Os membros da Escola Inglesa se preocupam com as leis, regras e princípios de legitimidade, pois creem que essas sustentam a ordem mundial.

        A tradição revolucionista, representada principalmente por Kant, acredita que a unidade moral essencial são os indivíduos e não o Estado. Destacando-se os elementos do conflito e da guerra nas RI’s, a tradição realista é representada por Maquiavel e Hobbes e nesse conceito, toda política é política de poder. A tradição racionalista é definida por Wight como um intermediário entre as tradições revolucionista e realista e seu representando principal é Grotius. Os racionalistas são quem defendem a ideia de uma sociedade internacional. Wight analisa, através da história, a importância teórica do Direito Internacional e percebe que sua principal corrente é a teoria internacional. Para Wight, a existência do direito internacional promove a existência da sociedade internacional.

        De acordo com Barry Buzan, o solidarismo é entendido como a densidade das regras, normas e instituições, e essas são criadas pelos Estados para gerenciar suas relações e também não deve ser entendido como dicotômico em relação ao pluralismo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com