TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Da Análise De Chuva ácida

Exames: Relatório Da Análise De Chuva ácida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Disciplina: Físico- Química

Docente:

RELATÓRIO DE CHUVA ÁCIDA

Discentes:

CUIABÁ 2012

1.0 INTRODUÇÃO

A chuva ácida já é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Com um pH em torno de 5,6 , a chuva comum não traz nenhum prejuízo ao homem ou à natureza. Isso porque, a acidez é baixa. (A escala utilizada para medir o pH vai de 0 a 14, sendo que 7 é o pH neutro. Acima disso, é básico e abaixo é ácido. Quanto mais baixo, mais ácido.) O problema, é que com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza.

A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).Estima-se, embora não haja dados concretos, que o fenômeno da chuva ácida tenha surgido com a Revolução Industrial e a crescente queima de combustíveis fósseis.As grandes cidades como Nova York (EUA), Berlim (Alemanha) e até a Atenas (Grécia) já sofrem com os efeitos da chuva ácida há muito tempo, mas, há apenas 10 anos que este tema começou a ser investigado mais a fundo pelos ecologistas e cientistas do clima. Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente. Um lago, por exemplo, que possui um pH em torno de 6,5 não sobrevive a um pH abaixo de 4 ou 4,5, podendo ocorrer a morte de todos os seres que vivem ali.

2.0 OBJETIVO GERAL

O objetivo do trabalho foi mostrar a contribuição do SO2 para o aumento da acidez da chuva e discutir a formação da chuva ácida , os malefícios da emissão de S02 , o transporte desse gás , os prejuízos que a chuva ácida causa , e como cada um pode contribuir para minimizar a acidez da chuva .

3.0 MATERIAL E MÉTODO

3.1Material Utilizado:

- 02 erlenmeyer de 250 mL

- 01 rolha de cortiça

- 01 suporte metálico semelhante a uma colher de chá

- 01 pétala de rosa vermelha

- 01 folha verde

- 01 espatula

- 01 proveta de 100 mL

-01 pisseta

-01 beker de 100 mL

-01 vela

-01 esqueiro

-01 conta gotas

3.2 REAGENTE UTILIZADO

1)Enxofre solido (em pó)

2)Água destilada

3.3 PROCEDIMENTO

- Foi colocado 100 Ml de água destilada em cada um dos 2 erlenmeyers

- Em seguida , foi colocado uma pequena porção de enxofre solido( em pó) no suporte metálico semelhante a uma “colher torta”.

- Foi aceso com um isqueiro e aquecido o enxofre até fundir (passando para o estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com