TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Observação Da célula Animal: Mucosa Bucal; Observação Da célula Vegetal: Epiderme Da Cebola; Ciclose; Células Procariontes: Observação Dos Lactobacilos

Exames: Relatório De Observação Da célula Animal: Mucosa Bucal; Observação Da célula Vegetal: Epiderme Da Cebola; Ciclose; Células Procariontes: Observação Dos Lactobacilos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  5.881 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

As células são as unidades estruturais e funcionais dosorganismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares. A célula pode ser dividida em 3 partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A membrana, é somente uma película que controla tudo que entra e sai da célula. No citoplasma, encontramos organelas, como as mitocôndrias, os lisossomos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, etc. E por último, encontramos o núcleo, que contém o DNA com o material genético.

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas são geralmente independentes, enquanto que as células eucarióticas são frequentemente encontradas em organismos multicelulares. E nesse ultimo grupo, podemos encontrar células vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central) e células animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos).

A célula precisa de uma estrutura chamada Citoesqueleto, para manter sua forma e as junções celulares, auxiliando nos movimentos celulares. É constituído por proteínas bastante estáveis, filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos e pelas proteínas motoras: dineína,miosina e cinesina.

Objetivos:

Durante as aulas praticas, tivemos que observar células da mucosa bucal, identificar as estruturas visíveis ao microscópio e identificar a importância do uso do corante no estudo das estruturas celulares.

Tivemos que observar células da epiderme da cebola e fazer uma comparação estrutural entre a célula animal e a vegetal.

Tivemos que identificar a ciclose nas células da folha colhida pela professora.

Tivemos que observar as bactérias de iogurte com auxílio de corante.

Metodologia:

Durante a pratica, foi realizada a coleta do material da mucosa bucal do próprio aluno para realizar o experimento, o mesmo material coletado com uma espátula descartável foi colocado em uma lamina de vidro e adicionou-se o corante (azul de metileno) para a melhor visualização das estruturas celulares. No microscópio óptico observou-se o material utilizando a objetiva de 40x, para que logo depois fosse desenhada a célula.

Durante a pratica, retirou-se a epiderme da cebola. Espalhou-se sobre a lâmina o material coletado, com a coloração de orceína acética clorando o núcleo e seus componentes e observados com a objetiva de 40x, para que logo depois fosse desenhada a célula.

Durante a pratica, o assistente da professora montou o material na lâmina com uma gota de água de torneira, para que pudéssemos observar a ciclose na folha. Infelizmente o movimento de ciclose não pôde ser observado por todos os alunos, pois em muitos microscópios não se conseguia ver o movimento.

Durante a pratica, colocou-se um pouco de iogurte sobre a lâmina contendo uma gota de azul de metileno que logo depois foi coberta pela lamínula evitando formação de bolhas. Logo após foi feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com