TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO TESTE ALLIUM CEPA E MICRONÚCLEOS EM MUCOSA BUCAL PARA OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS CITOTÓXICOS EM DIPIRONA SÓDICA

Pesquisas Acadêmicas: AVALIAÇÃO DO TESTE ALLIUM CEPA E MICRONÚCLEOS EM MUCOSA BUCAL PARA OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS CITOTÓXICOS EM DIPIRONA SÓDICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  3.706 Palavras (15 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITARIO DA SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGICAS DO PIAUÍ

CURSO: BIOMEDICINA

AVALIAÇÃO DO TESTE ALLIUM CEPA E MICRONÚCLEOS EM MUCOSA BUCAL PARA OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS CITOTÓXICOS EM DIPIRONA SÓDICA

TERESINA-PI

2014

FLÁVIA CRISTINA COUTINHO SILVA

RAYSSA JAYNNE NOGUEIRA COSTA

JAYANE CUNHA LEAL

AVALIAÇÃO DO TESTE ALLIUM CEPA E MICRONUCLEOS EM MUCOSA BUCAL PARA OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS CITOTÓXICOS EM DIPIRONA SÓDICA

TERESINA-PI

2014

SUMARIO

1.INTRODUÇÃO

1.1 Avaliação do Teste Allium Cepa e Micronúcleos em mucosa bucal para observação dos efeitos citotóxico em Dipirona Sódica

1.2 Problema da pesquisa

1.3 Hipótese

2. OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

2.2 Objetivo Especifico

3. JUSTIFICATIVA

4. REFERENCIAL TEORICO

4.1 Uso de Medicamentos

4.2 Dipirona Sódica

4.3 Teste Allium Cepa

4.4 Teste de Micronucleos em Mucosa Bucal

5.METODOLOGIA

5.1 Tipo de Pesquisa

5.2 Cenário da Pesquisa

5.3 Período de realização da Pesquisa

5.4 Amostra da Pesquisa

5.5 Procedimento da coleta de dados

5.6 Analises de dados

ORÇAMENTO

CRONOGRAMA

REFERENCIAS

1. INTRODUÇÃO

O medicamento é um bem essencial à saúde e uma importante ferramenta terapêutica nas mãos dos médicos, sendo responsável por parte significativa da melhoria da qualidade e expectativa de vida da população. Entretanto, seu uso irracional e suas consequências levam os gastos na área da saúde, o que torna o tema de grande relevância para os que trabalham com saúde pública (ARRAIS et al, 2005).

Fatores relacionados ao modo de utilização de medicamento refletem-se no efeito terapêutico e por isso nem sempre eles exercem plenamente o seu papel. Muitas vezes, os pacientes não receberam ou não tomaram a dose do medicamento de forma correta, ou usaram tratamento inadequado. Após obter a prescrição médica, o paciente torna-se responsável pelo uso do medicamento, sobre como, quando e quanto tomar. A decisão do paciente é fortemente influenciada por valores culturais e fatores psicossociais (LAGE et al, 2005).

Quanto às estratégias para reduzir possíveis riscos à terapia medicamentosa, destacam a necessidade de reorientação da atividade farmacêutica. Afirmam que, por sua situação profissional, geográfica e social, os farmacêuticos têm potencial para se constituir em uma parte essencial para a solução dos problemas relacionados à utilização de medicamentos, uma vez que possuem contato direto com o paciente (SERAFIM et al, 2007).

O ácido 1-fenil-2,3-dimetil-5-pirazolona-4-metilaminometanossulfônico mais conhecido como dipirona, ou metamizol, é um fármaco usado no Brasil há mais de meio século, sendo empregada como analgésico e antipiretico. Em nosso meio a preferencia da dipirona é pela sua eficácia analgésica sendo eficaz em varias áreas, sendo comercializado principalmente como medicamento isento de prescrição. (FERNANDES; JUNIOR, 2005)

Alguns autores não recomendam o uso de dipirona, sendo este fármaco proibido em países como EUA e Reino Unido. Isto é devido ao suposto efeito depressor da medula óssea, o que poderia levar a uma anemia aplástica e, principalmente, agranulocitose. Em contradição, em um encontro patrocinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a segurança da dipirona, chegou-se à conclusão de que a dipirona, quando comparada a outros analgésicos/antipiréticos presentes no mercado, apresenta a segurança e a eficácia necessárias para continuar a ser comercializada no Brasil (KNAPPMANN ; MELO, 2010).

A dipirona pode inibir diretamente a liberação de um fator nociceptivo de macrófagos, interferindo na ação destes fatores. Segundo Sollero durante 20 anos de estudo no Brasil, constatou que os casos de agranulocitose relacionados com a dipirona obtiveram cifra de 0,002%.

O teste de micronúcleos é um teste citogénetico que pode ser usado como biomarcador para avaliação de efeitos aneugênicos e clastogênicos e tem sido bastante usado para avaliar danos citogenéticos em varias populações do mundo ( PASTOR et al, 2003).

O teste de allium cepa é biomarcador que determina medidas experimentalmente e indicam a ocorrência de uma determinada função normal ou patológica de um organismo ou uma resposta a um agente farmacológico sendo úteis podem ser definidos como sistemas indicadores que na maioria das vezes incluem subsistemas de um organismo completo, usados para identificação de um alvo específico (SILVA et al, 2004).

Portanto, este presente trabalho tem como objetivo observações dos efeitos citotóxicos causados pelo consumo de dipirona sódica (metamizol) através do teste allium cepa e micronúcleos em mucosa bucal.

1.1 Avaliação do Teste Allium Cepa e Micronúcleos em mucosa bucal para observação dos efeitos citotóxico em Dipirona Sódica

1.2 Problema

Qual o potencial do teste de allium cepa micronúcleos em mucosa bucal como bioindicador de citotoxidade para dipirona sódica?

1.3 Hípótese

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com