TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química Experimental

Trabalho Universitário: Relatório De Química Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Bacharelado em Agronomia – 1º Semestre

Química Analítica

Isa Paula Andrade Barbosa

Vitória Laize Batista Monteiro

Preparo e diluição de soluções

Base forte, Ácido forte, Sal

Barra do Garças/MT, 03 de Julho de 2014

Introdução

Na natureza dificilmente as substâncias se apresentam na sua forma pura. Quase sempre elas se apresentam na forma de misturas. Misturas homogêneas são aquelas em que é impossível distinguir individualmente cada um de seus componentes. Sua aparência é portanto uniforme e homogênea. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções.

A saturação é uma propriedade das soluções que indica a capacidade das mesmas em suportar quantidades crescentes de solutos, mantendo-se homogêneas. Uma solução é dita insaturada se ainda tem capacidade de diluir soluto, sem precipitar excessos. A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida.

Podem ser classificadas como:

Solução concentrada:

Quando o soluto se encontra na quantidade máxima que o solvente pode diluir.

Solução diluída ou insaturada (não saturada):

Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade.

Solução saturada:

Quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente.

Solução supersaturada:

Acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.

Objetivo geral

Esta atividade objetiva o preparo de soluções diluídas seguidas de soluções concentradas.

Resumo

Anteriormente, os alunos realizaram os cálculos necessários para determinar as medidas em seus valores corretos. Nesta aula prática foram realizados 03 (três) experimentos: preparo e diluição de uma base forte (NaOH – Hidróxido de Sódio), preparo de um ácido forte (HCl – Ácido Clorídrico) e um Sal (〖FeSO〗_4.〖7H〗_2O – Sulfato de Ferro). Além de conhecer sobre como proceder dentro do laboratório e utilizar corretamente os equipamentos que nele contém.

Preparação e diluição de soluções: BASE FORTE, ÁCIDO FORTE, SAL.

Experimento I: Preparo de uma solução de base forte.

Objetivo específico: Preparar uma solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) a 0,5M.

Materiais e métodos

Materiais utilizados:

01) Béquer;

02) Bastão de vidro;

03) Balão volumétrico de 100 mL;

Reagentes utilizados:

01) Hidróxido de Sódio (NaOH) sólido;

02) Água destilada.

Procedimento experimental

Inicialmente colocou-se um béquer (vazio) em cima da balança analítica e efetuou-se a tara da pesagem. Pesou-se 1,99g de NaOH) com a ajuda de uma espátula de plástico. A dissolução deu-se com 25mL de água destilada e o uso de um bastão de vidro. Após a dissolução completa, a solução foi transferida para um balão volumétrico previamente ambientado e completada até o menisco.

Resultados e discussão

Conforme o problema proposto no item A do anexo “Preparo e diluição de soluções”, o cálculo foi realizado anteriormente ao procedimento. De acordo com o resultado obtido no cálculo, o grupo deveria pesar 2g de NaOH. A balança analítica apresenta quatro casas de precisão após a vírgula. O grupo pesou 1,99g, não atingindo o valor proposto no problema.

0,5= m1/40x0,1

m1= 40x0,1x0,5

m1= 2g

Enquanto o Hidróxido de Sódio se dissolvia na água destilada, o fundo do béquer esquentou, se tratando portanto de uma reação exotérmica (onde a energia é transferida do meio interior para o meio exterior).

Experimento II: Preparo de uma solução de ácido forte.

Objetivo específico: Preparar uma solução de Ácido Clorídrico (HCl) 37,7% a 0,5 mol/L e densidade 1,19g/mL.

Materiais utilizados:

01) Béquer;

02) Pipeta graduada;

03) Pêra de sucção.

Reagentes utilizados:

01) Ácido Clorídrico(HCl) 37,7%;

02) Água destilada.

Procedimento experimental

O volume encontrado no cálculo para se obter uma solução 0,5mol/L de densidade 1,19g/mL era 4,06mL. Na capela, com o auxílio de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com