TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Economia E Sustentabilidade Ambiental

Trabalho Universitário: Relatório Economia E Sustentabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Economia e Sustentabilidade Ambiental

Desde a cosntatação de que os países desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento estão sendo afetados pelas alterações climáticas e outras catástrofes, sem que tenham sido iniciadas medidas concretas que reduzissem a poluição e degaradação ambiental.

Os desequilíbrios ecológicos como o efeito estufa, degelos glaciais polares, enchentes, inundações, furações, alterações climática bruscas e outros tantos, tem como causas a devastação e agressão ao meio ambiente desenvolvida pelo homem ao longo dos séculos.

Por outro lado, a sobrevivência humana e de toda espécie de vida do planeta estão seriamente ameaçadas pelo uso prolongado e incorreto dos recursos naturais que, certamente, são necessários e mesmo indispensáveis ao atendimento das necessidades humanas. Além disso, a economia não tem criado formas ou incentivos para o manejo dos fatores produtivos de modo a não comprometer ainda mais o meio ambiente e evitar a ocorrência de degradações, exaustões de recursos produtivos e utilização inadequada das fontes energéticas disponíveis e de outros insumos econômicos.

Os termos economia e ecologia estão intimamente associados e alcançaram relevância, nas duas últimas décadas, devido à crescente percepção pela comunidade científica internacional, pesquisadores, entidades não governamentais, governos, economistas, ecologistas e as populações de todo o planeta que iniciaram um processo de conscientização sobre a importância da preservação ambiental e evidam esforços com pesquisas e estudos para encontrar soluções não somente para a escassez dos recursos naturais do planeta, mas primordialmente para seu uso correto e sustentável.

A economia preocupando-se, primordialmente, com a obetanção do maior resusltado possível com o mínimo de custos, não pode esquivar-se ou alienar-se no tratamento das questões ecológicas. Talvez esse seja o maior desafio que a economia terá que enfrentar no limiar do presente século.

Uma economia só é sustentável quando respeita os princípios da ecologia. Esses princípios são tão reais quanto aqueles da aerodinâmica. Para que uma aeronave possa voar, terá, por exemplo, que satisfazer certos princípios de empuxo e sustentação. Da mesma forma, para que uma economia sustente o progresso, deverá satisfazer os prinípios básicos da ecologia. Se não o fizer, declinará e entrará em colapso. Não há meio termo. Uma economia ou é sustentável ou não é.

Na fase atual da globalização, a economia foi formada por forças de mercado e não por prinípios de ecologia. Isso criou uma economia distorcida, dessincronizada com os ecossistemas do planeta Terra, e como consequência, está destruindo seus ecossistemas naturais de suporte que deveriam ser preservados.

Por outro lado, o mercado não reconhece os conceitos ecológicos básicos de produção sustentável, nem respeita os equilíbrios da natureza. À guisa de exemplo, pode-se citar que não dá atenção ao desequilíbrio crescente entre as emissões de carbono e a caoacidade da natureza de fixar o carbono, e muito menos ao papel da queima dos combustíveis fósseis na criação do desequilíbrio.

Para os ecologistas , essa elevação, devido ao uso de combustíveis fósseis, é o sinal claro de mudança para outras fontes de energia, a fim de se evitar a ocorrência de fenômenos tais como aumento de temperaturas, degelo e elevação do nível do mar que causam sérios transtornos às economias dos países, aos bens e, proncipalmente, às vidas humanas. Uma economia correta é aquela que satisfaz às necessidades humanas sem prejudicar as perspectivas de as futuras gerações atenderem às suas necessidades.

Uma economia sustentável deve respeitar e priorizar a produção dos ecossistemas dos quais dependem: pesqueiros, florestas, flora, fauna, pastos para culturas e áreas destinadas à preservação ambiemtal, dentre outros.

A sustentabilidade ambiental é uma preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com