TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental Oxidação da Palha de Aço com Água Sanitária

Por:   •  26/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  11.384 Visualizações

Página 1 de 5

EXPERIMENTO II

Oxidação da palha de aço com água sanitária.

Autores: Cristina M. Moreira e Elaino Moreira

Resumo: Presente experimento se fundamenta nas reações de oxirredução, a qual baseia na imersão de um pedaço de palha de aço em agua sanitária por determinado tempo. Sendo observados que a palha de aço após removida surgiu uma formação de uma substância (Fe2O3), a partir da reação entre o ferro e a agua sanitária (NaClO), presente.

Assim em 2Fe + 3NaClO 🡪 Fe2O3  + 3NaCL, onde o ferro sofreu a variação em Nox de zero para +3, e no cloro de +1 para -1.

Palavras palha de aço, água sanitária, variação de Nox.  

Introdução:

As reações de oxirredução é comum na química, visto que envolve grande parte dos compostos químicos, é através da transferência de elétrons de uma substância em outra, exemplo disse fato pode ser observado no branqueamento de roupas, chamamento de reações redox. No nosso caso o experimento usado foi pedaço de palha de aço colocados em um prato e acrescido de alvejante a agua sanitária, que deve preencher alguns requisitos para que possa ser comercializada.

Segundo a RESOLUÇÃO Nº 55, 10/11/2009 Fica aprovado o Regulamento Técnico que estabelece os requisitos mínimos para o Registro de Produtos Saneantes Categorizados como água sanitária e alvejantes à base de hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio refere-se, portanto, a um produto químico, líquido, resultante da diluição em água do produto industrial hipoclorito de sódio,  apresenta uma concentração de cloro ativo na faixa de 2 a 2,5 %, o hipoclorito de sódio tem uma concentração média de 12 a 15% de cloro ativo.

Palha de aço extraída através da usinagem de aço carbono, sua natureza química é aço carbono e não apresenta ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo.

Material e métodos:  

Reagentes água sanitária, lá de aço, prato de louça

Experimento de baixo custo

1ª Etapa: 

Adicione um pequeno pedaço da palha de aço em um prato de louça fundo a, procurando deixar os fios desembaraçados, adicione com cuidado a água sanitária. Aguarde aproximadamente quarenta minutos até observar a formação de sólidos de cor marrom formando-se nos fios da palha de aço.

As considerações formuladas sabe-se que a palha de aço é praticamente ferro [Fe(s)] e a água sanitária uma solução de hipoclorito de sódio [NaClO(aq)] forma a equação química: Fe(s) + NaClO(aq) 🡪 Fe2O3 (s) + NaCl(aq)

Balanceando a equação, obtém-se 

[pic 1]

Esta é uma reação de oxidação-redução (redox):

[pic 2] 

NaClO agente oxidante, Fe um agente redutor.

A partir deste momento, é possível formalizar os conceitos de oxidação (perda de elétrons, aumento do nox) e redução (ganho de elétrons, diminuição do nox).

Resultados e discussão: 1800 caracteres (com espaços)

Considerando os reagentes ferro (2,10 g) e hipoclorito de sódio (1 mol/L, V: 100 mL) em solução aquosa para a formação do produto Fe2O3:
a) Qual o agente limitante e o que está em excesso na reação? 

Fe= 2,10g  

NaClO = 1 molL       

V=100 ml               2Fe   +  3NaClO 🡪 Fe2O3 + 3NaCl

                               0,037     1mol

  1. N=  =  = 0,037 mol de Fe[pic 3][pic 4]

                               2Fe   +  3NaClO 🡪 Fe2O3 + 3NaCl

                                 2             3

Usando a régua de três para calcular: 2x= 0,111

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com