TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório MRU

Monografias: Relatório MRU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MULTIVIX-CAMPUS NOVA VENÉCIA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

PROFESSOR: MAYCOM

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 02

PLANO INCLINADO/MRU

AMANDA PLÁCIDO

ATHOS SIGESMUNDO

MAIKEL FABIANO

GUILHERME ALMEIDA

GUILHERME MADEIRA

FRANCK RAYNER

3º ENGENHARIA CIVIL B

INTRODUÇÃO

O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são freqüentes quando redefinimos o eixo de referência. Quando falamos de MRU não tem mais sentido em utilizarmos o conceito de velocidade média, já que a velocidade não se altera no decorrer do movimento. Este relatório visa descrever um experimento realizado no equipamento “Plano inclinado/MRU”.

OBJETIVOS

Através das medidas feitas, definir o deslocamento e o tempo de deslocamento, o movimento, se retilíneo uniforme ou retilíneo uniformemente variado. Traçar um gráfico das variáveis e interpretá-lo.

Com o resultado das observações, escrever as expressões gerais relativas ao movimento na rampa. E por fim calcular a velocidade média do sistema.

MATERIAS UTILIZADOS

Os materiais necessários para o procedimento neste experimento foram:

01 Equipamento “Plano Inclinado”

01 Cronômetro

01 Calculadora

DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS

Elevamos o plano 15° acima da horizontal e com o auxílio do ímã, posicionamos a esfera na marca x0 = 0 mm. Liberamos a esfera, ligamos o cronômetro e o paramos quando a esfera passou pela marca x1 = 100 mm. Anotamos na tabela 1 a posição ocupada pelo móvel e o tempo transcorrido e suas respectivas incertezas experimentais.

Repetimos esta operação para x2 = 200 mm, x3 = 300 mm e x4 = 400 mm, respectivamente.

Calculamos a velocidade média em cada um dos percursos e completamos a tabela 1. Executamos este processo por 6 vezes, criando no caso 6 tabelas com seus respectivos valores. Ao terminar o processo, calculamos a média entre as 6 tabelas. Utilizando os valores de x e Δt da tabela de resultado final, construímos em uma folha de papel milimetrado o gráfico X x Δt.

Tabela: Resultado Final/ Média

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com