TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial De Estatística

Monografias: Relatório Parcial De Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório parcial

O objetivo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando os conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP).

O objetivo da aplicação do controle estatístico de processo consiste em

analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar as particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa.

Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle,

tais como:

•gráfico de controle para observações individuais;

•gráfico da amplitude móvel;

•gráfico da média móvel exponencialmente ponderada

•gráfico da soma cumulativa.

O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados

fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, acreditando na veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação.

Possibilidade de Aplicação da Estatística na Administração

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelarem a aleatoriedade e a incerteza de forma possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações.

O objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis. E uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes, para melhor compreender as situações.

A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

O controle de qualidade nasceu como uma solução na redução de custos, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas.

Uma ferramenta essencial no controle de qualidade é o CEP, controle estatístico de processo, que utiliza a metodologia estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa ser visualizado, avaliado, modificado e melhorado.

Conceitos e aplicações da Estatística

Os conceitos estatísticos têm sido aplicados na maioria dos campos de conhecimento do homem, seus métodos são utilizados pra melhorias no desenvolvimento de controle de tráfego, aprimoramento de processos de gerenciamento na área governamental ou na iniciativa privada, tem sido também aplicada no desenvolvimento de equipamentos espaciais, na previsão de surtos epidêmicos etc. A área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruim e incerta.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »