TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ponte Macarrão Adm

Casos: Relatório Ponte Macarrão Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO PONTE DE MACARRÃO

ADM

Relatório sobre a elaboração e construção, da ponte de macarrão, ocorrida no dia 28 de maio de 2013, na Faculdade Anhanguera Educacional – Jacareí, relatório de administração, e as horas referente a Atividade Complementar, da Tuma do 1ºsemestre de Engenharia de Produção.

INTRODUÇÃO

As pontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo homem. Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro. Nos tempos atuais, com toda infraestrutura tecnológica, comunicação digital e equipamentos pesados que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “primitivas”, mas não se pode esquecer das reais circunstâncias que essas pontes foram construídas. Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente, o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dos antigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.

A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão é uma proposta que algumas Universidades do Brasil e do mundo fazem aos seus alunos de Engenharia, com o intuito de motiva-los a empregar os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática. No geral, através de analises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.

Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, será possível perceber que os responsáveis pela elaboração do mesmo utilizaram de seus conhecimentos em física e matemática adquiridos até o momento, e, assim como os antigos construtores, empregaram também, o raciocínio lógico, intuição, experimentos e testes; para a finalização do Projeto.

RESUMO

A competição de ponte de macarrão é muito conhecida pelos alunos que cursam Engenharia. Neste trabalho, é abordado a escolha do modelo de ponte, o projeto da ponte, e os tipos de materiais utilizados. Mostra também a complexidade e as adversidades que foram encontradas ao longo do seu desenho e construção. Não foi possível calcular quanto peso ela suportará, por falta de conhecimento e fórmulas necessárias, porém, foram realizadas estimativas com raciocínios lógicos, e algumas experiências pessoais, que foram compartilhadas para a construção da ponte.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

- Construir uma ponte utilizando no máximo 750 gramas de macarrão (espaguete) e cola; capaz de suportar a maior capacidade de peso possível.

Objetivos Específicos

- Fundamentar teoricamente pesquisas realizadas e os recursos utilizados para construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com