TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Preparação De Pomada De Arnica

Casos: Relatório Preparação De Pomada De Arnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  2.694 Visualizações

Página 1 de 4

PARTE 1: PREPARAÇÃO DE POMADA DE ARNICA

Introdução

A arnica possui diversas propriedades medicinais e, consequentemente, muitos e variados usos terapêuticos. Os mais conhecidos são os efeitos cicatrizantes em lesões superficiais, bem como, efeitos anti-inflamatórios, combate hemorragias e em caso de febre é utilizada como um antipirético natural.

Com propriedades analgésicas (alivia dores) e anti-inflamatórias combinadas, a arnica é amplamente usada para tratar contusões, distensões musculares, roturas de ligamentos, clarear e desfazer edemas e hematomas, entorses, cicatrização de ferimentos e furúnculos, reumatismos, traumatismos e outras lesões desportivas.

As pomadas são preparações farmacêuticas de consistência cremosa, destinadas ao uso externo. Recomenda-se massagear a área afetada.

Materiais utilizados: Extrato de Arnica, vaselina sólida, álcool, béquer, balão volumétrico, bastão de vidro, espátula de alumínio, proveta, filtro, pipeta de plástico, algodão e balança analítica.

Método e resultados

Inicialmente pesou-se 1,5 g de Arnica. Adicionou-se em um balão volumétrico com 10 ml de álcool. Colocou-se na mesa agitadora por cerca de 1 hora até obter-se a tintura com maior concentração de extrato possível.

Com o auxilio de uma pipeta de plástico retirou-se da tintura obtida 1,5 ml de extrato de arnica e transferiu-a para um béquer.

Completou-se com vaselina sólida até obter a massa final de 30g.

Homogeneizou-se.

Dados e conversões

Extrato de Arnica 5% = 1,5 ml

Vaselina líquida q.s.

Vaselina Sólida q.s.p. 30 g

Conclusão

Obteve-se uma pomada em que o excipiente utilizado é a vaselina sólida dando a ela textura mais incorporada e com função de emoliente e a arnica, neste caso, de anti-inflamatório.

PARTE 2: PREPARAÇÃO DE POMADA PARA CALOSIDADE

Introdução

Os calos se formam devido à pressão ou fricção permanente causada, por exemplo, por calçados apertados, que provocam o espessamento da camada córnea (a camada mais externa da epiderme). Em alguns casos forma-se um caroço que atinge as camadas mais profundas da pele; quando isto acontece causa dor.

Os medicamentos usados para a eliminação de calos são chamados de queratolíticos, podendo ser usadas pomadas com ácido salicílico em concentrações superiores a 2%.

Materiais utilizados: Ácido salicílico, vaselina sólida, béquer, bastão de vidro, espátula de alumínio e balança analítica.

Método e resultados

Pesou-se 0,9 g de ácido salicílico e transferiu-o para um béquer. Em seguida, adiciono-se vaselina sólida até obter uma massa final de 30 g. Homogeneizou-se.

Dados e conversões

Ácido Salicílico 3% = 0,9 g

Vaselina sólida q.s.p. 30 g

Conclusão

Obteve-se uma pomada em que a vaselina sólida é excipiente tem a função de emoliente e o ácido salicílico atua nessa concentração como queratolítico.

PARTE 3: PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO OLEOSA PARA DORES MUSCULARES

Introdução

São utilizadas soluções oleosas em massagens relaxantes e também em massagens para alivio de dores musculares. Nestas soluções estão presentes os óleos essenciais que são extraídos exclusivamente de plantas aromáticas em que a proporção de óleos essenciais nos produtos varia de 0,03% (Agente de inibição de odor) e 5% do produto (caso de pomadas anti-inflamatórias).

Materiais utilizados: Mentol, Cânfora, Salicilato de metila, BHT, Óleo de Amêndoas doces, óleo mineral, béquer, bastão de vidro, espátula de alumínio, pipeta de plástico, proveta e balança analítica.

Método e resultados

Inicialmente no béquer 1 adicionou-se 15 ml de óleo mineral mais 0,025 g de BHT. Levou-se ao fogo até completa solubilização. Reservou-se até o seu completo resfriamento.

Pesou-se 0,25 g de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com