TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Projetos De Instalaçoes Eletricas

Ensaios: Relatório Projetos De Instalaçoes Eletricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  2.134 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

No Decorrer do Relatório irei relatar um pouco sobre o que estudamos com o Professor Joelson no Modulo de Projetos de Instalações Elétricas , então irei relatar um pouco sobre cada um dos assuntos estudados que são , Diagramas , SPDA , IDR , Proteção de Terra (PE) , Simbologia é Circuitos Elétricos . Lendo esse relatório você ira ter uma boa base de cada assunto abordado em nosso modulo de Projetos de instalações elétricas .

No Modulo de Projeto de Instalações Elétricas estudamos com o Professor Joelson , Diagramas Unifilar e Multifilar .

O diagrama Unifilar objetiva mostrar as interligações entre equipamentos sem minúcias quanto aos pontos de conexão existentes nesses equipamentos.

O diagrama multifilar, é um elemento que detalha todas as conexões de um determinado quadro, sendo possível visualizar à que fase um circuito terminal ou um quadro subordinado está conectado.

Ele possui basicamente as mesmas informações do diagrama unifilar, porém gera um número maior de detalhes de um único quadro, elucidando possíveis dúvidas de instalação.

Objetiva mostrar todos os condutores existentes em uma instalação.

Exemplo :

Diagrama Unifilar .

Nas Considerações Gerais

O diagrama unifilar é um desenho que utilizando simbologia específica, representa graficamente uma instalação elétrica, indicando, sobre a planta arquitetônica:

• os pontos de luz e as tomadas;

• a posição dos eletrodutos;

• a localização dos quadros de distribuição;

• a divisão dos circuitos;

• o número e a caracterização dos condutores dentro dos eletrodutos.

Tanto aspectos do circuito elétrico Como do caminhamento físico da instalação são contemplados no diagrama unifilar.

Circuito Elétrico de Diagrama Unifilar

Quanto ao circuito elétrico, o diagrama unifilar deve indicar para cada carga (ponto de luz, tomada, ou aparelho específico), os correspondentes elementos básicos:

• fonte (ponto de suprimento ou quadro de distribuição);

• circuito parcial a que pertence;

• pontos de comando (interruptores e chaves associados);

• condutores associados. Para ilustrar esse conceitos, considera-se uma fonte (fase e neutro) e uma lâmpada, que deve ser comandada por um interruptor.

Agora vamos falar um pouco sobre o Diagrama Multifilar .

O diagrama multifilar, é um elemento que detalha todas as conexões de um determinado quadro, sendo possível visualizar à que fase um circuito terminal ou um quadro subordinado está conectado. Ele possui basicamente as mesmas informações do diagrama unifilar, porém gera um número maior de detalhes de um único quadro, elucidando possíveis dúvidas de instalação.

Exemplos de Diagramas Multifilar :

Imagem 1 :

Imagem 2 :

Podemos notar algumas diferenças nos Diagramas Unifilar e Multifilar apenas observando as imagens , por enquanto é somente isso que tenho a falar dos Diagamas unifilar e multifilar .

Simbologia

No Modulo de Projetos de Instalações Elétricas vimos também Simbologia de Plantas Baixas, como na Imagem Abaixo :

Imagem

Na Imagem acima podemos ver alguns símbolos , é suas legendas ... agora vamos falar um pouco de Circuitos Elétricos .

Circuitos Elétricos

Um circuito elétrico é a ligação de Elementos Elétricos ,tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica . Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos: Luz, movimentos, aquecimentos, sons, e etc. Circuitos elétricos são conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.

· Circuito em Série: É o circuito onde todos os elementos se encontram interligados em série com a fonte de energia. No circuito em série a corrente elétrica é a mesma em todos os pontos do circuito e a tensão é dividida proporcionalmente.

· Circuitos em Paralelo: No circuito elétrico paralelo todos os elementos se encontram em paralelo com a fonte de energia. O circuito paralelo apresenta vários caminhos para a corrente. Em um circuito em paralelo a tensão é a mesma em todos os pontos do circuito. Porém a corrente varia de acordo com a resistência

Disjuntor Diferencial ou DR

Um disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual (DR), é um dispositivo de proteção utilizado em instalações eléctricas. Permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal. A corrente de fuga é avaliada pela soma algébrica dos valores instantâneos das correntes nos condutores monitorizados (corrente diferencial).

Disjuntor DR

É um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com