TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Instalação Elétrica

Dissertações: Projeto De Instalação Elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto instalação elétrica

No dimensionamento da instalação elétrica em uma residência deve seguir uma série de pré-requisitos e cálculos que são definidas por normas como, por exemplo, a NBR 5410, NBR 5444 e NBR 5419. Para darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, de área e perímetro, estes são fundamentais para darmos início ao nosso desenvolvimento das atividades abordadas neste artigo.

A NBR5410 - Instalação elétrica em Baixa Tensão

A partir desta norma podemos estruturar todos nossos conceitos referente a instalação elétrica de baixa tensão, desde o simples cálculo de área visando o dimensionamento de potência de iluminação e o cálculo de perímetro para quantificarmos a potência estabelecida para as famosas TUG’s de nossa instalação elétrica até conceitos de dispositivos de proteção e aterramento.

Área e Perímetro

Para darmos início ao dimensionamento elétrico de uma residência deveremos relembrar alguns conceitos básicos como, por exemplo, cálculos simples e muito importantes, são eles:

• Área

• Perímetro

Cálculo de Área

Podemos considerar a área como sendo a determinação da superfície de um elemento trigonométrico. Para que possamos entender o dimensionamento elétrico de uma residência devemos conhecer no mínimo o cálculo de três figuras geométricas, a saber:

• Área do quadrado

• Área do retângulo

• Área do triângulo

Área do quadrado e retângulo

Sabemos que o quadrado ou o retângulo são representados por uma figura plana com quatro lados onde estes formam ângulos retps entre sí. Assim, teremos o seguinte cálculo a ser considerado:

Exemplos

Exemplo de Calculo de Área do quadrado

Exemplo de calculo de área do retângulo

Perímetro do quadrado e do retângulo

Considera-se como perímetro a dimensão obtida através da somatória dos lados de um símbolo trigonométrico. Sendo assim, podemos considerar o exemplos abaixo.

Exemplos

Exemplo de cálculo de perímetro do quadrado

Exemplo de cálculo de perímetro do retângulo

PLANTA BAIXA

Dimensionamento da Iluminação elétrica residencial

Por definição a NBR 5410: 2004 determina que a potência de iluminação em cada cômodo irá levar em consideração a área do cômodo como fator principal para este dimensionamento.

Na NBR 5410 sobre Iluminação:

Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor.

b) em cômodo ou dependências com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

Dimensionamento de Tomadas de Uso Geral

No dimensionamento de tomadas de uso geral em uma instalação elétrica residencial é utilizado as dimensões de perímetros do cômodo para a composição de quantidades mínimas de tomadas. O fato é que para este dimensionamento, cada tipo de ambiente é tratado de maneira distinta de maneira a adequar a residência de acordo com sua necessidade, por exemplo, as áreas molhadas (cozinha, área de serviço, etc) necessitam de pontos de tomadas com maior potência.

Na NBR 5410 sobre tomadas:

Pontos de tomada

Número de pontos de tomada

O número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem ser aí utilizados, observando-se os seguintes critérios:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com