TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química Experimental

Monografias: Relatório Química Experimental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A titulação é uma técnica volumétrica, em que através da medição rigorosa de volumes é possível de terminar a concentração de uma solução, utilizando outra solução cuja concentração é conhecida como (solução padrão).

Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no erlenmeyer (titulado), ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base (basicamente, uma reação química que ocorre, entre um ácido e uma base). Em uma titulação, o “ponto final” da titulação refere-se ao momento em que a substância muda de cor e passa a constituir outro tipo de mero (ácido ou básico, dependendo da situação).

A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7.

Neste relatório procedeu-se a preparação e padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NAOH) 1mol/L, onde a padronização foi feita por uma solução de ácido clorídrico (HCL) 1mol/L utilizando como indicador a fenolftaleína.

2 OBJETIVO

Preparação e padronização de uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NAOH) pelo processo de titulação.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com VOGEL (2008, p.174). “O termo análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém a substância a ser analisada.”

De acordo com SILVA (2001, p.79). “Soluções padrões, assim preparadas, são chamadas de padrões primários, revestindo-se de uma importância muito grande no âmbito da Química Analítica sendo usadas nas padronizações de padrões secundários.”

De acordo com SILVA (2001, p. 82). “O procedimento de padronização é baseado nos princípios da análise quantitativa volumétrica, envolvendo a reação entre quantidades equivalentes de reagentes.”

De acordo com BACCAN (2001, p.123). “À primeira vista pode-se pensar que a reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base resultaria sempre em uma solução neutra. No entanto, isto não é sempre verdade, por causa dos fenômenos de hidrólise que acompanham as reações entre ácidos fortes e bases fracas, e ou, ácidos fracos e bases fortes.”

De acordo com FERREIRA (2000, p. 39), mol é a quantidade de substância que contém tantas unidades elementares quantos são os átomos em 0,012kg de carbono 12. A unidade elementar deve ser especificada e pode ser um átomo, uma molécula, um íon, um radical, um elétron ou outra partícula ou grupo especificado destas partículas.

De acordo com FERREIRA (2000, p. 52), um processo titulo métrico consiste em neutralizar um ácido por uma base ou vice-versa na presença de um indicador que sofre uma mudança de cor dentro de uma faixa de pH restrita, sendo que, próximo ao ponto de equivalência uma pequena variação de volume conduz a uma alta variação de pH.

MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

___________________________________________________________________

Materiais Reagentes

__________________________________________________________________________________________

Espátula Hidróxido de sódio (NAOH)

Bécker vidro 150 ml Ácido clorídrico (HCL)

Balão volumétrico 100 ml Água deionizada

Bécker plástico 1L Fenolftaleína

Erlenmeyer 150 ml (3)

Bureta 25 ml

Suporte universal/ garra

Pipeta volumétrica 20 ml/ funil de vidro

Agitador magnético

___________________________________________________________________

3.2 PROCEDIMENTO

Pesou-se 4g de hidróxido de sódio (NAOH), e adicionou-se uma pequena quantidade de água deionizada ao bécker até completa dissolução do soluto. Transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 100 ml, completando com água deionizada até a marca do menisco. Guardou-se esta solução previamente identificada. Colocou-se na bureta a solução de ácido clorídrico (HCL) 1M padronizada, e no erlenmeyer adicionou-se 20 ml da solução de hidróxido de sódio (NAOH) preparada. Acrescentaram-se algumas gotas de fenolftaleína. Gotejou-se a solução contida na bureta, agitando-se a solução básica até que a mesma adquiriu-se a coloração incolor, que indicou o término d reação com o mínimo de ácido clorídrico utilizado.

Leu-se na bureta o volume gasto de ácido clorídrico empregado. Colocou-se a concentração da solução básica.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Inicialmente pesou-se 4g de NAOH, no bécker e acrescentou-se água deionizada, uma quantidade mínima para ajudar na diluição. Após transferiu-se para o balão volumétrico onde se avolumou com água deionizada até o menisco.

O cálculo para alcançar a massa do soluto (NAOH) se deve a fórmula:

Então com uma solução preparada no balão volumétrico, que foi guardada previamente identifica e reservada para a padronização posterior. Pode-se dizer que a solução que vai preparar a solução padronizada é uma solução primária.

De acordo com VOGEL (2088, p.176). “Um padrão primário é uma substância suficientemente pura para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com