TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sensibilidade

Trabalho Escolar: Relatório Sensibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 3

1. Sensibilidade Dolorosa:

Existe sim diferença entre as duas regiões no que se refere à sensibilidade aos estímulos testados. A região injuriada apresentou uma maior sensação de dor.

Quando ocorrem lesões no tecido, há a liberação de mediadores químicos da inflamação. Estas substâncias têm como função principal causar vasodilatação capilar em torno da região afetada, causando rubor (vermelhidão), calor e edema. Estas substâncias também atuam nos terminais nociceptivos reduzindo o limiar de respostas dos nociceptores (transdutores sensoriais dos estímulos dolorosos), ou seja, tornando-os mais sensíveis aos estímulos sensoriais (hiperalgesia).

Foi o que aconteceu no experimento. A região injuriada apresentou uma maior sensação de dor. Com isso, observou-se que os nociceptores respondem com limiares elevados aos estímulos de pressão e calor intenso e que a sensação desaparece com a remoção do estímulo.

2. Sensibilidade Tátil:

2.1 Localização das sensações:

Os tipos de sensibilidade envolvidos nessa resposta são: o tato e a propriocepção, que são submodalidades do sistema epicrítico, que por sua vez, é classificado como um subsistema da sensibilidade somática. O sistema epicrítico é preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada. Isso se deve a maior quantidade de receptores nesse local e a mielinização dos neurônios.

A importância de termos a capacidade de rastrear a origem das sensações cutâneas que recebemos nos permite perceber e interromper algo que esteja perturbando o nosso organismo.

O mecanismo básico que o cérebro utiliza para realizar tal rastreamento é a somatotopia. Esse processo é influenciado pelo córtex somestésico por uma de suas subunidades (3b) que é responsável pelo rastreamento dos estímulos.

2.2 Distância entre dois pontos discrimináveis:

A distância mínima entre dois pontos discrimináveis é diferente entre as áreas da pele testadas. Dentre essas regiões, percebeu-se maior sensibilidade nos lábios e na face palmar do polegar do que na nuca e na face dorsal do antebraço.

Essas diferenças podem ser observadas por uma maior densidade de receptores cutâneos nesses locais, que acarreta em uma maior sensibilidade e maior discernimento de estímulos em pontos próximos.

Este resultado está relacionado com o conceito de campo receptor, que é uma determinada área do corpo que, ao ser estimulada, ativa o receptor sensorial, gerando uma resposta. Sendo assim, quando o compasso foi pressionado nos locais de menor sensibilidade, à medida que a distância ia diminuindo, as pontas eram situadas em um mesmo receptor, sendo perceptível apenas um estímulo. Já nas áreas mais sensíveis, como existe uma maior quantidade de receptores, e esses são menores, mesmo diminuindo a distância entre os pontos, ainda foi possível perceber dois estímulos.

3. Sensibilidade Térmica:

3.1 Contraste de temperatura:

Houve sim diferenças entre as sensações nos dois momentos. Isso porque no segundo momento, o tempo em que as mãos estiveram na água gelada/quente foi menor, por isso, foi possível observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com