TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Cervejas

Exames: Relatório Sobre Cervejas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO REFERENTE À PALESTRA SOBRE CERVEJA

Existem indícios de que a cerveja começou a ser produzida a mais de 5000 anos atrás, pelos sumérios, assírios e babilônios devido a passagem à vida sedentária e ao cultivo de grãos. Estas civilizações deixaram registros sobre a produção de cerveja, tais como: A pedra azul que continha indicações de como fazer cerveja; o código de Hamurabi, que possuía duas leis alusivas a importância da cerveja, uma delas relatava o pagamento de funcionários com cerveja, sendo 2 litros à trabalhadores, 3 à funcionários públicos e 5 à administradores e sacerdotes. E ainda uma segunda lei previa que o cervejeiro que diluísse a cerveja ou trocasse o recipiente para obter mais lucro seria afogado em sua própria cerveja.

No Egito existiam hieróglifos, com mais de 100 tipos de cervejas a serem utilizadas como remédio.

Muitas civilizações usavam cervejas em culto aos deuses.

Durante a Idade Média as cervejas passaram a ser produzidas nos mosteiros, onde foram incorporados diversos tipos de ervas e iniciou-se o uso do lúpulo.

Em 1516 o Duque Guilherme IV da Baviera estabeleceu a lei da pureza alemã (Reinheitsgebot) alegando que os únicos ingredientes presentes nas cervejas a partir de então deveriam ser lúpulo, malte, levedura e água. Para garantia de qualidade e controle de preço

No século XIX Louis Pasteur explica como atuam e o que são as leveduras, assim contribuindo para a produção cervejeira, pois cervejas feitas em meses quentes ficavam azedas e nos meses frios seguidas de estocagem em cavernas ficavam boas, fato que deu origem ao termo Cerveja Lager (estocada).

No Brasil em 1808 com a vinda da família real, passou-se a importar cerveja. Na década de 90 houve o início da produção de cervejas artesanais. Em 2012 haviam 232 estabelecimentos que produziam cerveja e Chopp. Atualmente o Brasil é o 4° país em produção de cerveja no mundo.

A lei da pureza alemã atualmente faz parte do documento Biersteuergesetz ou Lei de Taxação da cerveja que definem padrões para os mais variados tipos de cervejas e sua taxação quanto ao teor alcoólico.

Hoje sabe-se que as características das cervejas são influenciadas pela matéria prima, pela quantidade de cada componente, a forma como são adicionados, o tempo que dura cada etapa da produção.

Componentes da Cerveja:

1. A água: 90% da matéria prima da cerveja, o pH da água exerce bastante influência no processo de fabricação, sendo ideal um pH de aproximadamente 6,5 ou 7, pois facilita a reação enzimática, porém varia conforme o tipo de cerveja.

2. Malte: Ingrediente muito importante para as peculiaridades de cada cerveja, pode ser manipulado de diversas formas.

Obtido da germinação incompleta de grãos de cereais.

O cereal é imerso em água e começa o processo germinativo, porém, muda-se a temperatura interrompendo o crescimento e iniciando a secagem, é feita a crivagem (retirada de brotos), então os cereais vão para os silos de malte onde ficam por mais ou menos quinze dias.

O malte atribui cor, densidade e auxilia no aroma e no sabor das cervejas. A malteação pode ser feita com vários tipos de cereais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com