TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre O ENADE

Monografias: Relatório Sobre O ENADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório sobre o ENADE

Primeiramente vamos entender o que é o ENADE e qual a sua importância.

ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação. Será aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação.O estudante que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade (o exame é um componente curricular obrigatório).

A inscrição dos alunos é de responsabilidade da coordenação do curso e é realizado no site do Inep.

O ENADE foi criado em 2004, substituindo o antigo provão (ENC – PROVÃO), que tinha também como intuito de avaliar os cursos superiores.

Em 2004, durante o governo do presidente Lula foi criado a Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com a idéia de um novo modelo de avaliação que consistiria em avaliar três componentes considerados principais que são: avaliação das Instituições, avaliação dos cursos e o desempenho dos estudantes. Então desse novo modelo que surgiu o ENADE que nada é diferente do PROVÃO, pois é um tipo de avaliação obrigatória aplicada anualmente para os estudantes dos cursos de graduação. Além de avaliar as habilidades, competências e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos do curso ao qual estiverem cursando, o ENADE também avaliam os cursos e instituições para compor indicadores e resultados que mostrem a qualidade dos cursos e da educação superior em nosso país, não sendo divulgado o desempenho individual de cada estudante, pois o objetivo do exame é avaliar a curso como um todo. A aplicação desta avaliação é de total responsabilidade do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é uma entidade federal e possui vínculo com o MEC – Ministério da Educação.

É de caráter obrigatório quem se inscreve no ENADE e não realiza a prova não pode colar grau, ou seja, não participa da cerimônia em que recebe oficialmente o direito de exercer sua profissão, pois o ENADE visa à avaliação do estudante por meio de provas especificas ao curso de sua formação, verificando a sua competência e o seu desenvolvimento nas habilidades necessárias para o aperfeiçoamento profissional e da formação acadêmica além do conhecimento atualizado do estudante com relação à realidade nacional e internacional.

O ENADE é importante tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional, pois quem faz o ENADE tem garantia de reconhecimento do diploma, podendo vir a ser priorizado por algumas empresas na hora da contratação, pois quanto maior for a nota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com