TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula Dia 15 de dezembro de 2016

Por:   •  9/2/2017  •  Ensaio  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual da Paraíba

Centro de Ciências Agrárias e Ambientais

Departamento de Agroecologia

Sociologia Ambiental – Turma 2016.1

Relatório de aula

Dia 15 de dezembro de 2016

Lagoa Seca – PB

2016

Relatório de Aula

A aula de sociologia ambiental ministrada no dia 15 de dezembro de 2016 pelo docente Euriko Yogi abordou vários temas, mas, teve como foco principal os princípios éticos e filosóficos da relação homemXnatureza. Essa relação começou no período Pré-Socrático onde os pensadores não distanciavam o homem da natureza, ao contrário, eles usavam a mitologia para explicá-la, como Thor o Deus do trovão; Posêidon que é o Deus do mar, capaz de decidir o momento a ter tempestades e terremotos; e outros. E desse tema surgiu uma indagação: Por que as civilizações antigas (Incas/Astecas/Maias) desenvolveram tanta tecnologia e os índios da América não conseguiram? Umas das várias respostas que surgiram foi devido à tecnologia diferenciada onde havia além de tudo discussões filosóficas e o local era valorizado. Foi nesse período "descobriram" que a água é um elemento vital para todas as formas de vida terrestres. Um exemplo citado em aula sobre a pergunta e uma referência de valorização e conhecimento do local que se vive foi o país de Cuba, que está inserido em um local que ocorre muitos furacões e os órgãos públicos decidiram implantar Sistema AgroFlorestais (SAFs) com o intuito de amenizar os impactos no país, uma vez que eles formam uma barreira viva contra os ventos.

Após toda essa discussão partimos para o período de Sócrates, Platão e Aristóteles, neste momento que surgiu o conhecimento empírico, colocamos então em cheque a colonização e a globalização. Abrimos uma discussão sobre a globalização e todos os seus benefícios e também malefícios para a sociedade. Vimos que Platão entedia a natureza como um organismo vivo, onde tudo estava interligado e que uma coisa necessitaria de outra para funcionar de uma boa forma. Aristóteles então, busca compreender o homem usando elementos de astrologia e de física. Vamos agora para o período de Francis Bacon (Após Galileu, Newton e Copérnico), onde a pesquisa está da forma em que conhecemos hoje, usamos métodos de tecnologia empírica.

Renée Descartes, ícone do Cartesianismo, entende que o corpo humano é uma máquina e separa o homem da natureza, transformando-a em um objeto de pesquisa, para ele o pesquisador tem que ser imparcial. Na aula citamos Paulo freire que vai de encontro a Descartes ao dizer que nenhum pesquisador /cientista consegue ser neutro. Viemos pela Agroecologia e vimos que ela critica o cartesianismo por este ter uma visão "fechada" e a Agroecologia compreender que o mundo deve ser visto de uma forma holística.

Partimos agora para o antropocentrismo e pelo sentimento de egoísmo do ser humano, fizemos uma reflexão filosófica sobre o tema e foi surgindo outros, como a crise ambiental, que pode ser entendida como o uso irresponsável dos recursos naturais, discutimos que a mecanização agrícola pode ter contribuído para maiores danos ao meio ambiente.

A aula foi finalizada, mas decidimos levar como um gancho de novo tema a ser discutida na próxima aula, a Mecanização Agrícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com