TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Trabalhistas

Artigos Científicos: Relações Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA

CURSO: C. S. TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

DISCIPLINA: RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

ALUNOS: JOEMA ROCHA DOS SANTOS - RA: 1299183326

MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA ROCHA – RA: 3830713366

REJANE AZEVEDO – RA: 4337820979

TATIANA ABREU DO NASCIMENTO - RA: 4916908892

WELLYSON NEVES DA SILVA - RA: 378903 (MT)

ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSORA: BRUNA CAROLINE

NITERÓI - 14/06/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................7

REFERÊNCIAS...................................................................................................8

1) INTRODUÇÃO:

A evolução das relações trabalhistas começa em meados do século XVIII com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, alterando assim as relações sociais e econômicas nas cidades, realizando um êxodo rural, “inchado” as grandes cidades modificando as condições de vida dos trabalhadores.

Neste período as condições eram precárias, os maquinários empregados eram quase todos de forma experimental fazendo assim com que os acidentes de trabalho fossem rotineiros e comuns.

Os trabalhadores não tinham equipamentos de segurança, assistência médica e nem a seguridade social.

Aqui no Brasil surgem manifestações em 1888 com a vinda dos imigrantes europeus após a abolição da escravatura.

As campanhas pró salarial que eram de condições péssimas nas empresas na cidade de São Paulo surgiu em 1930, gerando no País as primeiras discussões sobre as leis trabalhistas. O atraso da sociedade brasileira em relação a esses direitos impulsionou a organização dos trabalhadores, formando o que viriam a ser os primeiros sindicatos brasileiros.

Em 1932 são promulgadas várias leis sociais e trabalhistas, definindo critérios de aposentadoria, jornada de trabalho de 8 horas e proteção ao trabalho das mulheres.

Essas conquistas alcançadas após longos anos de luta dos trabalhadores

No período 1930- 1945 dá-se uma profunda mudança na composição da classe operária.

Neste mesmo período se consolidam várias garantias sociais com a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como o salário mínimo, a aposentadoria e a estabilidade para os trabalhadores com mais de 10 anos de trabalho na organização.

Na CLT se inserem várias vantagens trabalhistas conquistadas pelos sindicatos e que são, então, estendidas para todas as categorias profissionais, independentemente de estarem organizadas. A CLT também garante a tutela do Estado nas negociações entre empregados e empregadores. Sua estrutura se mantém no corporativismo, que impedia que sindicatos de diferentes categorias de uma mesma localidade se articulassem entre si. Impedia-se, assim, a formação de uma grande organização de trabalhadores, na forma de uma central sindical. A estrutura era vertical e subordinada ao Estado, que dirigia o funcionamento da organização sindical nos três planos: desde o sindicato, federação e confederação.

Hoje o então Ministério do Trabalho e Emprego tem procurado garantir aos trabalhadores (as) seus direitos com ações melhorando as relações de trabalho, algumas dessas ações são normas específicas que reconhece as centrais sindicais com um número de filiados assegurados, segundo a sua categoria e sendo avaliados pelo INSS anualmente, dando qualidade à negociação realizada, de acordo com as reivindicações dos seus associados.

Outro Direito a pouco garantido é o repouso remunerado de dois domingos ao mês, aos comerciários está luta antiga agora é lei.

O MTE também esta disponibilizando um sistema mediador onde estão disponíveis em seu site as convenções e acordos coletivos de todas as categorias trabalhadoras.

Desde os anos primitivos o ser humano tem se utilizado do trabalho para sua sobrevivência. Passando por guerras, escravidão, feudalismo e ditaduras o homem vem superando as adversidades e hoje encontra a garantia do Direito do Trabalho, dando-lhe a proteção e a valorizando da dignidade humana através da nova Constituição Federal e da CLT aqui no Brasil.

Muito ainda deve ser mudado, mas o fortalecimento das centrais sindicais e a divulgação do direito do trabalho ao empregado e empregador farão com que este capital humano cresça e se desenvolva em melhores condições para as gerações futuras.

2) DESENVOLVIMENTO:

Vamos formar e fundar uma empresa de médio porte, a Indústria Carins de Conservas, situada á Rua São Jorge, 98, no bairro do Porto Velho, São Gonçalo no Estado do RJ.

A criação da empresa Carins Conservas Ltda partiu da experiência formada em mais de dez anos de operação de empresa com o mesmo perfil, formada para atuação no mesmo segmento no município de São Gonçalo, cidade com litoral a Bahia da Guanabara e com grande experiência no pescado tendo como objetivo o de atender os operadores em food service, com identificação da necessidade de atendimento personalizado com elevada eficiência logística no cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com