TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração Indireta

Trabalho Universitário: Remuneração Indireta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

REMUNERAÇÃO INDIRETA

A remuneração indireta acontece por meio dos benefícios, os quais, quando são alinhados com as demais estratégias da organização, fazem com que os colaboradores retornem em produtividade e comprometimento, todo o investimento destinado ao seu bem estar.

Até a pouco tempo as empresas atinham-se, apenas, aos serviços obrigatórios por lei, para seus funcionários, como 13º salário, seguro de acidente de trabalho, salário família, salário maternidade, entre outros.

Os benefícios mais freqüentes são: seguro, a maioria das empresas oferecem este serviço; assistência médica, com cobertura de serviços médicos e hospitalares, geralmente as empresas cobrem integralmente o plano básico; assistência odontológica; seguro de vida; seguridade social, vem ocorrendo que o numero de empresas que oferecem planos de previdência privada a seus funcionários vem crescendo com o passar dos anos, por exemplo em 1991 eram apenas 38%, em 1996, 52% e atualmente esse percentual está em torno de 70% segundo a Towers Perrin.

Desde o processo seletivo o candidato está interessado não apenas no salário mas também sobre o “pacote” de benefícios ao qual terá direito. Não que o candidato queira demais, mas com a precariedade da saúde, educação, segurança pública, o indivíduo espera que a organização possa diretamente amenizar essas carências. De fato, as empresas tem dado uma atenção especial aos programas de benefícios. Isso porque esses programas procuram atender a diversos objetivos, incluindo metas sociais, da organização e dos funcionários. A empresa segundo Bonini (2003), desenvolveu um projeto denominado Beneflex na qual todos os empregados tem a possibilidade de escolher os benefícios adicionais, além dos básicos, que melhor atendam as suas necessidades.

Segundo Frank Davis (1999), afirma que “recomendamos que sempre sejam medidos os prós e contras de cada decisão sobre a implantação de qualquer beneficio. É preciso que se tenha na mente que os benefícios por uma empresa antes de tudo, formas eficazes para atração e retenção de mão-de-obra qualificado, uma vez que, quanto melhor forem os benefícios, mais importante serão para a valorização dos recursos humanos da empresa.

Por tudo isso não se pode considerar os benefícios apenas mais uma moda, mas um a tendência das organizações que desejam atrair e reter os melhores profissionais com os benefícios reduz-se a preocupação do colaborador com assuntos externos, gerando motivação, compromisso, satisfação pessoal e identidade com a organização, tornando o colaborador o primeiro a levar uma imagem positiva desta instituição para a sociedade.

BIBLIOGRAFIA

Série Gestão de Pessoas; Cargos, carreiras e remuneração; Capítulo 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com