TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Republic of Sword Bearers

Tese: Republic of Sword Bearers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Tese  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

PASSO 1:

República da Espada.

É o nome dado ao primeiro período republicano no Brasil de 1889 a 1894. O termo “espada” faz a referência dos militares na transição entre a monarquia e a República.

Este período juntamente com República Oligárquica faz parte da República Velha.

Tem esse nome porque foi momento histórico em que o Brasil, foi governado por dois militares (Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto)

PASSO 2:

Um pequeno grupo de militares, insatisfeitos com a ação imperial, organizou um golpe que não foi prontamente identificado como tal. Muitos acreditavam que se tratava de uma parada militar. Assim, sem oferecer nenhuma resistência, Dom Pedro II saiu do poder pelas mãos de um golpe discreto e inesperado.

O alagoano Deodoro da Fonseca, apesar de sua grande amizade com o monarca deposto acabou por liderar o movimento que instituiu a república em nosso país, a 15 de novembro de 1889. De líder da revolta republicana, Deodoro foi alçado à presidência do chamado Governo Provisório, que comandaria o país até que se realizassem eleições (diretas), a elaboração de uma nova Constituição e até mesmo uma consulta popular sobre qual regime o povo considera o melhor para o Brasil: República ou Monarquia (que, aliás acabou por ocorrer somente 104 anos após a proclamação da República). Saindo vitorioso Deodoro da Fonseca como presidente eleito, e Floriano Peixoto como vice-presidente. Apesar disso, Deodoro havia acumulado forte tensão política desde sua administração no governo provisório, que aumentou com sua oficialização no cargo. Tempo depois , ocorre a Revolta da Armada, que força Deodoro a renunciar, ameaçando bombardear o Rio de Janeiro . Deodoro cede, e entrega o poder ao vice, Floriano Peixoto, que assume a 23 de novembro de 1891. No poder, Floriano iria ganhar a alcunha de “Marechal de Ferro”, pela dureza com que abafou a Revolta Federalista no Rio Grande do Sul e a Segunda Revolta da Armada. Seu governo terminaria de um modo mais bem sucedido que o de seu antecessor. Mas, o período da “República da Espada” já se encontrava no fim. A sua oposição, que estava entre as novas figuras de nossa elite econômica, desejava ampliar seus poderes através de um regime que concedesse maior autonomia às esferas regionais.

PASSO 3:

Guerra dos Canudos

Foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio religioso e o exército da república que durou de 1896 a 1897 na comunidade de Canudos, na Bahia.

Nas três primeiras tentativas das tropas governistas em combater o arraial de Canudos nenhuma foi bem sucedida.

Os sertanejos armaram e resistiram com força contra os militares. Na quarta tentativa, o governo da Bahia solicitou apoio das tropas federais. Militares de várias regiões do Brasil, usando armas pesadas, foram enviados para o sertão Baiano.

Massacraram os habitantes de Arraial de Canudos de forma brutal e injusta.( crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade).

A guerra significou a luta e a resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do sec. XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injutiça social que reinava na região.

A guerra foi causada por que o governo da Bahia não concordava com o fato de habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas.

ERA VARGAS

O início da Era Vargas se deu quando Getúlio Vargas foi nomeado como presidente e obteve poderes praticamente ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças profundas.

Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934: ao assumir o Governo, Getúlio Vargas criou novos ministérios, como o Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que muitos estados perdessem sua autonomia para Getúlio Vargas. Os direitos trabalhistas também foram criados e regulamentados com a criação de sindicatos e diversas ações para o benefício dos trabalhadores – criação da CLT, por exemplo. Tudo isso aconteceu com o objetivo de ganhar o apoio popular e, por este motivo, este modo de governar ficou conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com