TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

República Velha Até O Fim Do Regime Militar

Artigo: República Velha Até O Fim Do Regime Militar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.566 Visualizações

Página 1 de 3

Vídeo 1- História do Brasil, por Boris Fausto- República Velha

A origem da República no Brasil teve duas grandes forças, a força social e os militares, que dominaram inicialmente e logo depois se transformou numa República da Elite Civil. Os meios de produção no nessa época eram essencialmente agrícola destinada a exportação, na região centro sul produto mais forte era o café e no Sul a força estava nos cultivos das pequenas propriedades, a partir de 1880 a produção da borracha na Amazônia começou a se destacar o que permitiu um grande desenvolvimento nessa região até 1910, quando começou a crise da borracha, por conta da concorrência internacional.

Em São Paulo, Rio de Janeiro principalmente surgiram fabriquetas que mudaram a fisionomia das cidades, com a construção de bairros operários por exemplo.

Com a imigração em massa para o Brasil vieram também as ideias socialistas como a ideias anarquistas que na verdade se resumiam em defesa de direitos dos trabalhadores. No início de 1910 os militares se revoltaram num movimento chamado tenentista. Em 1930 após a derrota de Getúlio (apoiado por Minas e Rio Grande do Sul), a elite dessas alianças liberais uniram-se aos tenentes numa nova revolução.

1) Descreva os modelos político e econômico predominantes no período da República Velha.

R:A República Velha foi divida em dois momentos: o primeiro período foi de 1889 a 1894 foi chamado de República da Espada dominado pelos militares – entre fatos importantes estão a nomeação de governantes das províncias que se transformaram em Estado;a criação da Constituição Brasileira; o regime de governo escolhido foi o presidencialismo sendo que os representantes passaram a ser eleitos pelo voto popular direito; O segundo foi o período de 1895 a 1930 chamado de República Oligárquica dominado pelos Presidentes dos Estados – entre fatos importantes do período estão o forte poder do coronelismo, houveram várias revoltas como a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata entre outros, na economia houve modernização e industrialização, o surgimento das greves dos movimentos comunistas e anarquistas.

2) Você sabe dizer quais as principais medidas implantadas durante os dois períodos de presidência de Getúlio Vargas?

R:No primeiro período de Governo de Getúlio foi instaurado o Estado Novo, determinado o fechamento do Congresso e dos partidos Políticos, outorgado uma nova Constituição. No segundo período houve a retomada nacionalista marcada pela luta para a implantação do monopólio estatal sobre o petróleo com a criação da Petrobrás, a radicalização política e a implantação da ditadura.

3) Você sabe o que significava o lema do governo JK, “50 anos em 5”? Explique as medidas que justificam este lema.

Significava que o Brasil cresceria em cinco anos o equivalente a 50 anos de evolução. Entre as medidas podemos citar: criação dos Ministérios do Trabalho e da Educação, além do IBGE e Universidade do Brasil; Aprovação da Lei da Sindicalização; As leis do trabalhador como (jornada de trabalho de 8 horas, férias remuneradas, criação da carteira de trabalho, criação de Institutos de Aposentadoria e pensão, instituição do salário mínimo); Aprovação do código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com