TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livros da Bíblia DEPENDÊNCIA VELHA (AT)

Tese: Livros da Bíblia DEPENDÊNCIA VELHA (AT). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  7.590 Palavras (31 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 31

Instituto Teológico Quadrangular

Disciplina: Introdução a Teologia

Turma: 1ª ano - 2014

Professor: Pr. Rogério

Aluno: Herbet Carneiro Lopes

Assunto

Livros da Bíblia

ANTIGO TESTAMENTO (AT)

Livro: GÊNESIS (Gn).

Destinatários: Para os israelitas.

Autor: Segundo a tradição judaica e cristã, Moisés foi o autor e compilador dos cinco primeiros livros da bíblia (Pentateuco).

Data Aproximada: 1450 – 1410 a.C., durante o período de quarenta anos que Israel ficou no deserto.

Mensagem: Gênesis descreve a origem de muitas coisas – do mundo, do homem e da mulher, do pecado, da redenção, da civilização, das nações, do casamento, da família, de Israel, da fé, das promessas a um indivíduo, das promessas às nações. Ensina também a existência de um único DEUS vivo, soberano e misericordioso.

Livro: ÊXODO (Ex)

Destinatários: Para os israelitas.

Autor: Moisés

Data Aproximada: 1450 – 1410 a.C.

Mensagem: O livro descreve a libertação de Israel da terra do Egito sob o comando de Moisés. De posse da liberdade, Israel começa a conhecer o DEUS que o libertou. DEUS revela então o Seu nome, a Sua redenção, os Seus atributos, as Suas Leis, e como Ele deve ser adorado.

Livro: LEVÍTICO (Lv)

Destinatários: Para os israelitas.

Autor: Moisés

Data Aproximada: 1450 – 1410 a.C.

Mensagem: A principal mensagem do livro é a santidade de DEUS. Além disso, são abordadas as exigências que DEUS requer do homem para que haja comunhão com Ele, revelando.

Livro: NÚMEROS (Nm)

Destinatários: Para os israelitas.

Autor: Moisés

Data Aproximada: 1450 – 1410 a.C.

Mensagem: O livro de Números ensina que o povo de DEUS deve andar pela fé, confiando nas promessas para assim poder avançar. Mas ao contrário do proposto por DEUS, o livro descreve as constantes rebeliões, murmurações, ingratidões e incredulidade danação, o levou praticamente toda a primeira geração de pessoas a perecer no deserto e não herdar a terra prometida.

Livro: DEUTERONÔMIO (Dt)

Destinatários: Para os israelitas.

Autor: Moisés (capítulo 34 por Josué)

Data Aproximada: 1410 a.C.

Mensagem: Como a segunda geração até então não havia experimentado os milagres de DEUS, Moisés os exorta para não errarem como erraram seus pais, a primeira geração, e para não se contaminarem quando estivessem com outros povos de diferentes costumes e religiões.

Livro: JOSUÉ (Js)

Destinatários: Para os israelitas.

Autor: Josué

Data Aproximada: 1400 – 1370 a.C.

Mensagem: Josué, além de ser um homem de fé, coragem e obediência às leis de DEUS, foi um verdadeiro estrategista militar. Ele foi a pessoa escolhida por DEUS para conduzir Israel na tomada de Canaã, dando sequência ao que Moisés havia iniciado. Israel, como povo separado por DEUS, deveria se apartar totalmente das características corruptas e brutais da religião cananita, que envolviam prostituição de ambos os sexos, sacrifícios de crianças, idolatria a outros deuses, etc. Porém, por não terem destruído completamente os habitantes de Canaã, Israel acabou por absorver os costumes religiosos e pagãos dos cananitas, o que os levou a um declínio espiritual.

Livro: JUÍZES (Jz)

Destinatários: Para os israelitas (mais especificamente para os que viviam na época do rei Davi).

Autor: Desconhecido, embora a tradição judaica diga que foi o profeta Samuel quem escreveu o livro.

Data Aproximada: 1050 – 1000 a.C.

Mensagem: O livro de Juízes nos conta como DEUS levantava líderes juízes para expulsar os inimigos e restabelecer a paz. Quando havia obediência à Lei, a nação experimentava paz e vida, mas quando havia desobediência à Lei, a nação experimentava opressão e morte.

Livro: RUTE (Rt)

Destinatários: Para os israelitas (mais especificamente para os que viviam na época do rei Davi).

Autor: Desconhecido, embora a tradição judaica diga que foi o profeta Samuel quem escreveu o livro.

Data Aproximada: 1000 a.C.

Mensagem: Através da história de Rute (uma moabita), temos a mensagem que pessoas gentias podem crer no verdadeiro DEUS. Rute demonstra fidelidade para com sua sogra israelita Noemi em um momento de dor em que as duas mulheres ficam viúvas. Mais tarde, Rute conhece o seu resgatador, um israelita chamado Boaz, com quem casa e tem um filho, mostrando a existência de sangue gentio na linhagem do rei Davi e do Rei dos reis JESUS. A lealdade de Rute nos faz compreender que a participação no Reino de DEUS é determinada por ajustarmos nossa vida à vontade de DEUS através da obediência e fidelidade.

Livro: 1 SAMUEL (1 Sm)

Destinatários: Para os israelitas.

Título: Em referência a pessoa que DEUS usou para ungir os dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi, estabelecendo a monarquia.

Autor: O profeta Samuel e outros.

Data Aproximada:

A partir de 930 a.C.

Mensagem: O livro relata a mudança de uma estrutura de governo teocrática (governo de DEUS) para uma estrutura monárquica (governo por reis). Durante essa transição, fica evidente a maior lição do livro: as consequências tanto do pecado quanto da santidade, em relação ao povo e aos líderes.

Livro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com