TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Avaliação Ergonômica De Postos De Trabalho Informatizados Em Escritorios, Com Base No Estudo De Caso Numa Emporesa Florestal

Monografias: Resenha: Avaliação Ergonômica De Postos De Trabalho Informatizados Em Escritorios, Com Base No Estudo De Caso Numa Emporesa Florestal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Avaliação Ergonômica de Postos de Trabalho Informatizados em Escritorios, com base no estudo de caso numa emporesa Florestal

A informatica tem influenciado em muitas atividades cotidianas dos individuos, gerando uma melhor qualidade quanto a agilidade dos serviços, e sendo uma facilitadora, aumentando a eficiencia dentro dos ambientes de trabalho.

O seu uso aliado a internet, torna-se essencial a vida proficional do homem em diversos segmentos, tanto nos escritorios quanto na vida pessoal, que vai do lazer, ao ensino e principalmente no trabalho, seja em grandes empresas ate escritorios domesticos “home-office”. Com isso, empresas tem adotados postos de trabalho informatizados visando facilitar e modernizar as atividades propostas, com aumento de sua produção.

O avanço tecnologico apresenta resultados positivos, porem apresentam paralelamente, pontos negativos, como problemas de saude, e males devido ao uso ecessivo de computadores.

Como mediadora a ergonomia atual age nessa situação buscando amenizar ou em ate alguns caso acabar com os riscos presentes nos postos de trabalhos informatizados e ambientes de escritorio, buscando evitar aparecimento de doenças, e priorizando a segurança e a saude dos trabalhadores.

Os estudos dos postos de tabalho informatizados são de de grande importamcia, em função da busca constante pela intervenção dos fatores como, equipamentos, mobilias, ususario, ambiente e diversidades de tarefas.

Com um almento desses postos de trabalho informatizados houve consequentimente, o aumento de problemas de saudes, decorrentes dos riscos ergonomicos presentes nesse ambientes.

Um bom design dos postos de trabalho pode contibuir na diminuição dos riscos ergonomicos e conforto dos usuarios. Com isso é possivel e podemos dizer que necessario minimizar os desconfortos, advinhos do grande tempo de parmanencia nestes locais, sem deixar de apresentar um local de estetica agradavel no ambiente. O desafio esta em propor postos de trabalho informatizados que atendam a um maior numero de pessoas, levando em consideração suas caracteristicas anatomicas, fisiologicas e antropemetricas.

As normal ABNT por sua vez dispoe normas regulamentadoras relacionadas aos postos de trabalho informatizados, abrangendo desde a mobilia (mesas e cadeiras) ate os fatores ambientais (iluminação, ruidos e temperaturas). Estas normas atuam como ferramente de auxilio para a concepção desses ambiantes de trabalho.

Este estudo é de muita importancia para a avaliar a situação ergonomica deste posto de trabalho de uma empresa florestal informatizada e traçar assim medidas cabiveis e seguras, visando a saude a funcionalidade e o conforto de seus colaboradores.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »