TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Pesquisa De Marketing

Artigos Científicos: Resenha De Pesquisa De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

Willian A. Cohen, Ph.D, presidente do The California Institute of Advanced Management, foi o primeiro executivo a se formar no curso de doutorado ministrado por Drucker. Sobre ele, Drucker escreveu: “Meus colegas de faculdade e eu aprendemos, pelo menos, tanto quanto lhe ensinamos.” Cohen se tornou general da Força Aérea, ocupou cargos executivos em várias empresas e foi presidente de duas universidades. É autor de livros publicados em 23 línguas, incluindo Heroic Leadership, Uma aula com Drucker (Elsevier, 2008), A liderança segundo Peter Drucker (Elsevier, 2010) e Marketing segundo Peter Drucker (M. Books, 2013). Cohen mora em Pasadena, Califórnia.

Há muito foi considerado o maior pensador e escritor na área da administração, os ensinamentos de Peter Drucker continuam a inspirar líderes em todo o mundo. Em A Class with Drucker, Cohen divide com os leitores muito do que aprendeu com o Grande Mestre, lições que nunca foram registradas em livros ou artigos, ideias que Drucker transmitiu aos seus alunos em sala de aula ou conversas informais. O autor acrescenta algumas histórias pessoais engraçadas sobre a personalidade de seu professor, que inclui sua falta de pretensão e interação com os alunos. Cohen também mostra como as ideias de Drucker podem ser aplicadas aos desafios do mundo real que os atuais gestores têm de vencer. 

O presente trabalho tem por objetivo resenhar o cap. 9 do livro Uma aula com Drucker. O tema do capitulo citado faz parte do estudo em sentido amplo da Administração de Empresas, sendo analisado sob os fundamentos do marketing, e refere-se ao objetivo do marketing em tornar desnecessário o esforço de vendas. E busca abordar e comentar os objetivos do marketing nas empresas para diminuir os esforços de vendas. Cohen descreve as aulas que teve com Peter Drucker quando era professor de gestão, relata também suas experiências depois de se formar bacharel em engenharia por West Point e MBA pela universidade de Chicago, com especialização em Pesquisa e Desenvolvimento, como quando trabalhou para a Israel Aircraft Industries de Engenheiro Chefe de Vendas, foi a Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento mas se envolvia com marketing e vendas, embora não percebesse. Relata que foi entrevistado por uma empresa e recebeu uma oferta de emprego numa posição de alto nível em marketing, e sua resposta foi que não sabia do que se tratava. Acabou recusando o convite, pois não tinha o intuito de direcionar seus interesses para o marketing. Passado um tempo ainda achava que marketing era o mesmo que vendas, e falando sobreo assunto Peter afirmava que “Marketing e vendas não são conceitos idênticos”, também não são termos sinônimos nem complementares nem suplementares, mas, sim, antagônicas.

Segundo Drucker foram os japoneses que inventaram o verdadeiro marketing no século XVII, com a criação de muitas lojas de varejo, conceito revolucionário que se tornou muito popular no Japão. O marketing surgiu objetivando satisfazer as necessidades, desejos ou demandas dos clientes sempre de modo a permitir a concretização de um relacionamento duradouro. Isso porque as vendas e propagandas apenas fazem parte de determinado “mix de marketing”, funcionando em conjunto em busca da satisfação dos clientes e da concretização de um relacionamento ao longo prazo. Depois que apareceu a prensa de Gutemberg tudo mudou, o aumento da oferta se acelerou com o advento da revolução industrial. No entanto o sucesso da produção em massa acabou gerando outro problema, o excesso de oferta em relação à demanda. A partir disso a ênfase concentrava-se na fabricação do produto e na indução à compra, mediante venda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com