TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pesquisa Marketing

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 2

                RESENHA PESQUISA MARKETING

Capítulo I – Planejamento em Marketing, tomada de decisões e pesquisa. (PLT-Pesquisa de Marketing)

 Neste capítulo podemos entender que a conceituação do Marketing está relacionada diretamente com os desejos e necessidades de um indivíduo.

 O mundo está se transformando, as pessoas se atualizando e se tornando cada vez mais dependentes de produtos e serviços que circulam em seus ambientes. Por outro lado, as pessoas também estão se tornando mais seletivas, mediante a um mercado em aceleração e cada vez mais competitivo.

  Portanto, o mercado foi identificando a necessidade de existirem estratégias mais específicas e eficazes, para satisfazer seus clientes.  Elas deveriam passar uma imagem criativa e mexer com as emoções.

Foi então que se criou o conceito de Marketing...

 Depois daí passaram a pensar nas teorias e práticas para desenvolver esses processos. Foram analisadas teorias biológicas, psicológicas e assim, os relacionando com as situações de mercado. O objetivo era entender o que cliente quer? Como ele quer? Em quanto tempo ele quer? Entre outras questões (...). De forma que fosse possível identificar suas necessidades e criar ferramentas para atendê-las.

 Portanto a pesquisa de informações foi identificada como imprescindível para entender o pensamento dos consumidores. E como ponto positivo, estamos na era da informação, onde contribui para desenvolverem-se ferramentas de pesquisas eficientes, para que se entenda o comportamento do consumidor de forma criativa e inovadora. O Marketing geralmente utiliza a ferramenta chamada SIM (Sistema de Informações de Marketing e pesquisa), que é uma estrutura montada dentro da empresa, que tem como objetivo centralizar as informações relacionadas ao Micro e Macroambiente para que toda a empresa tenha acesso as informações que afetam diretamente ou indiretamente os negócios da empresa.

 Aliado a essas ferramentas de comunicação e informação, devemos fazer um planejamento estratégico de toda a situação acerca do produto e consumidor.

 O princípio da análise de marketing é analisar a situação atual do mercado, fazer a análise SWOT, traçar objetivos e metas... Com objetivo de posicionar sua empresa perante o mercado.

 Portanto, entendemos que o lançar um produto/serviço no mercado, ou recuperar um produto/serviço é bem mais complexo do que se parece quando não temos entendimento sobre o assunto a fundo. Boa parte da sociedade acha que Marketing é fazer um simples folheto de propaganda. Mas na verdade podemos concluir que o Marketing é essencial dentro de uma organização.

 O Marketing é responsável por dar a identidade da Marca e do Produto/Serviço de uma empresa. A empresa não é empresa sem a sua marca ou Produto/Serviço. E o profissional de marketing tem a responsabilidade de, em meio a um mercado extremamente competitivo e clientes exigentes, achar soluções e estratégias para que a empresa tenha sua marca reconhecida no mercado e que tenha seus produtos/serviços consumidos cada vez mais pelos seus clientes.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com