TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo A Dignidade Da Pessoa Humana E O Valor Social Do Trabalho.

Ensaios: Resenha Do Artigo A Dignidade Da Pessoa Humana E O Valor Social Do Trabalho.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 2

- A Dignidade da Pessoa Humana e o Valor Social do Trabalho.

O presente artigo busca tratar sobre a suprema importância dos direitos trabalhistas, mostrando como é tutelado no âmbito dos direitos da personalidade. É de grande importância ao direito empresarial pois, o empregador, sendo empresário, deve se prender a importância de tais direitos, colocando sempre a dignidade da pessoa humana em primeiro lugar.

É notável que a dignidade humana é personalíssima do ser humano, dando honra e respeito ao trabalhador, valorando seu trabalho e o elevando perante a sociedade. Da dignidade humana saem direitos fundamentais, e um deles é o direito ao trabalho, que valora o homem, e que encontra limites da sociedade atual, no monstruoso capitalismo, que por muitas vezes, coloca o trabalhador em situações horrendas.

O trabalho pode ser exercido com liberdade, de acordo com a constituição. É garantido a todos, mesmo que a sociedade atual coloque o trabalho muitas vezes em situação pejorativa. O estado deseja que, os trabalhadores atinjam estabilidade, gerando então, a estabilidade da sociedade e estabilização de outros direitos essenciais, como saúde, e outros que são inerentes ao homem.

Positivado na carta das nações unidas, o valor social do trabalho é de extrema importância, tanto que também foi positivado na declaração universal dos direitos humanos, a qual trouxe inúmeros direitos trabalhistas que foram uma grande evolução, visando gerar o progresso da sociedade.

O trabalho, assegurado a todos, visa garantir maior equidade para a população, gerando riqueza e erradicando problemas como a pobreza. O estado democrático de direito coloca o direito ao trabalho como um direito personalíssimo, inerente ao homem, a fim de garantir dignidade.

O direito ao trabalho visa garantir, não apenas o mínimo existencial, mas, ligado com os vastos direitos da personalidade, garantir uma vida digna e honrosa, valorando a condição humana, e consequentemente o homem. Posto isso, deve haver uma valoração do trabalho, da condição do trabalhador. Portanto, a constituição, junto com os direitos trabalhistas, deve tutelar o trabalho humano, e garantir uma vida digna ao trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com