TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Texto: Motivação Dos Recursos Humanos No Serviço Público - Um Estudo De Caso Sob Dois Ângulos Teóricos.

Artigo: Resenha Do Texto: Motivação Dos Recursos Humanos No Serviço Público - Um Estudo De Caso Sob Dois Ângulos Teóricos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Luiza H. G. Guimarães

Curso: Administração Pública

Disciplina: Psicologia Organizacional

Cederj

Atividade Avaliativa 2

Resenha do texto: Motivação dos Recursos Humanos no Serviço Público – Um Estudo de Caso sob Dois Ângulos Teóricos.

O texto “Motivação dos Recursos Humanos no Serviço Público – Um Estudo de Caso sob Dois Ângulos Teóricos” (Ed.35, 2003, 18 páginas), de Alcindo A. P. Gomes e Osvaldo L. G. Quelhas, ambos do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente (LATEC) da Universidade Federal Fluminense, destaca a análise acerca da gestão dos órgãos da administração pública federal, a partir dos anos 1990, que apresentava ainda uma relação baseada na burocratização da impessoalidade, do tecnicismo e do mecanicismo, sem compromisso com a motivação dos funcionários e violando o contrato psicológico estabelecido na relação funcionário-Poder Público Federal.

A insatisfação dos funcionários, devido à falta de motivação, aponta para uma grande falha na gestão da organização em questão, manifestando-se como uma das principais causas da ineficiência e ineficácia dos setores públicos no seguimento de sua atuação social.

Os autores destacam que a atuação dos órgãos públicos baseia-se em três pilares básicos: os recursos materiais, financeiros e humanos, que permeiam-se em um sistema de planejamento, organização, direção e controle. Vale ressaltar que os recursos humanos sobressaem sob os demais pilares, pois é através dele que se pode observar a capacidade profissional e a motivação como os fatores mais importantes para a eficiência e eficácia da gestão administrativa, pois a capacidade profissional é tida como fator básico para o desempenho das atividades e o aperfeiçoamento dos resultados da organização; e a motivação que possibilita a busca da utilização plena da capacidade profissional. A desmotivação leva ao uso incompleto desta capacidade, levando à estagnação, à deterioração, à desintegração e à falência da organização.

Nota-se que há a necessidade de implementar medidas e atitudes que sejam capazes de reduzir o grau de insatisfação dos funcionários para que haja melhores desempenhos na realização do trabalho. Para isso, de dezembro de 2002 a fevereiro de 2003, realizou-se um estudo direcionado pela teoria que trata da motivação, influenciada pelas vertentes do behaviorismo, do cognitivismo (motivação consciente) e da motivação intrínseca (que engloba as teorias da hierarquia das necessidades, de Maslow e da motivação-higiene, de Herzberg).

Tal estudo, elaborado em uma organização pública do Poder Executivo Federal no Estado do Rio de Janeiro, apresentou uma abordagem aos aspectos da realidade intra-organizacional relacionados com o exercício do trabalho e com a relação empregatícia dos trabalhadores. O objetivo desta pesquisa era identificar o nível de satisfação dos funcionários no que diz respeito às necessidades básicas (fisiológicas, sociais, de segurança, estima e auto-realização), aos fatores higiênicos (ambientais) e aos fatores motivadores; e demonstrar o impacto da influencia na motivação dos funcionários de acordo com o nível dessas necessidades e fatores.

Por se configurarem como fundamentos teóricos mais coerentes com a natureza humana, este estudo utilizou como referencial a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a teria da motivação-higiene de Herzberg e pelas hipóteses da teoria da motivação intrínseca, defendidas por Bergamini e Archer.

Para Maslow, a motivação se manifesta pela busca da satisfação das necessidades. No entanto, a motivação intrínseca irá ressaltar que quanto maior a satisfação de uma dada necessidade do indivíduo, maior será sua disposição para apresentar um comportamento positivo, da mesma maneira que a insatisfação proporcionará uma redução na sua disposição de realizar os objetivos organizacionais. Para esta linha teórica, o que importa à organização não é a motivação, mas sim a satisfação de seus funcionários em relação às suas necessidades pessoais, pois só estas são capazes de promover comportamentos positivos. Com isso, pode-se notar que o funcionário de uma organização apresenta dois tipos de comportamento. O primeiro é formado pela motivação, visando à satisfação de suas necessidades; o segundo é voltado para o atendimento dos objetivos organizacionais que depende do grau de satisfação das necessidades.

Com relação à teoria da motivação-higiene de Herzberg, a motivação é entendida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com