TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica (“Idalberto Chiavenato” GESTÃO DE PESSOAS - O novo papel dos recursos humanos nas organizações).

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  4.491 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de ciências humanas de Olinda

Resenha crítica (“Idalberto Chiavenato” GESTÃO DE PESSOAS - O novo papel dos recursos humanos nas organizações).

Aluno: Adriênio Vieira

Ciências Contábeis / 4° período

O planejamento estratégico de gestão de pessoas com base em competências e “modelos de planejamento operacional de gestão de pessoas” (págs. 72 à 80).

        Este Capítulo do livro trata-se de uma atuação global da Gestão de Pessoas nas necessidades organizacionais mais amplas envolvendo competências essenciais de grande ajuda nos negócios de uma organização, escrito pelo autor “Idalberto Chiavenato”. No inicio ele divide o planejamento da Gestão de Pessoas com base em competências em etapas: Visão do futuro e dos objetivos organizacionais; competências organizacionais necessárias para o alcance desses objetivos; avaliações das competências; competências organizacionais a serem criadas ou adquiridas; competências funcionais de cada área da organização; competências gerenciais ou administrativas q seus lideres devem lhe dar com a sua equipe; competências individuais; programas de treinamento e desenvolvimento organizacional; programas de recrutamento e seleção; avaliação constante dos resultados alcançados e retroação ao sistema.

        Idalberto deixa bem claro que as competências devem ser construídas ou desenvolvidas internamente por processos de T&D, DO e por recrutamento e seleção de novos talentos, desenvolver pessoas é fundamental para o sucesso organizacional, sem dúvida nenhuma o planejamento de Gestão de Pessoas, quando feito por competências, permite uma visão mais integrada das necessidades próximas e futuras da organização em relação ao negócio e ao futuro. As Competências, são múltiplas e complexas, não só construindo um conjunto de blocos como também um sistema integrado, elas se organizam começando pelas competências organizacionais da organização como um todo, vindo a seguir as competências funcionais de cada uma de suas áreas, depois as competências gerenciais ou administrativas de cada executivo como gestor de pessoas e as competências individuais de cada funcionário.

        O profissional de Gestão de pessoas também não deve só pensar em desenvolver novos talentos, ele também precisa ser um bom líder, saber lidar com qualquer situação, ter profissionalismo, o ambiente da organização deve ser agradável, deve tratar bem todos os funcionários, ser amigável, a empresa deve ter uma boa cultura, uma boa estrutura, ter todos os recursos e materiais de trabalho para um bom funcionamento, sem esses pontos e outros não adiantará agregar novos talentos se o ambiente não for amigável, adequado, impulsionador e alegre, o talento se tornará impotente para realizar qualquer coisa que acrescente valor à organização. Tudo isso faz parte do planejamento estratégico da Gestão de Pessoas, não basta apenas cuidar de pessoas, mas também do contexto no qual trabalham. Cada funcionário deve ser avaliado de acordo com seu desempenho na organização dando direito de promoções como também punições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com