TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade E Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Responsabilidade E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1: Leia e compreenda as ideias contidas no artigo:

Passo 2: Elabore, com suas próprias palavras, as respostas às quatro questões a seguir.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: Ambiental, Econômica, Social, Política e Cultural.

 Ambiental: Diz que se deve aprender a produzir e consumir somente o necessário para que os ecossistemas tenham tempo para se renovar.

 Econômica: Criar novas tecnologias para que se diminua crescentemente o uso dos recursos naturais.

 Social: Sugere implantar a justiça social, a igualdade social, para que todos tenham acesso aos bens materiais em equilíbrio, nem menos nem mais que os outros, somente o suficiente para uma vida digna.

 Política: A Política é uma das dimensões importantes, porém não é classificada como tal, pois há uma tentativa de invisibilizar a esfera política, mas não há como ter distribuição de riquezas e igualdade social, sem passar pela política.

 Cultural: Há de se ter uma mudança de valores, ou seja, reaprendermos a viver com o necessário ao invés de consumirmos e querermos sempre mais e melhor.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: Tecnológica, Decrescimento e Possibilidade de Catástrofe.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: Tecnológica: Investir em tecnologias capazes de diminuir o consumo dos recursos naturais. Decrescimento: Consiste em uma reeducação cultural, ou seja, aprendermos a viver com o necessário ao invés de consumirmos além disso. Catástrofe: É o resultado de uma não resposta. É a possibilidade de que tudo o que está sendo estudado, proposto e implantado não aconteça à tempo hábil, devido às chances de uma catástrofe já estar em andamento.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?

R: Diminuir a taxa de natalidade, com controle como há em alguns países, e com a educação e conscientização das pessoas. Construir uma educação consciente baseada nos conceitos ambientais e no incentivo à diminuição do consumo, amenizando a necessidade de fabricação de produtos que utilizem dos recursos naturais. Incentivar o plantio e o replantio de árvores. Trabalhar mais a reciclagem do lixo e encontrar uma forma sustentável para o descarte do lixo proveniente de materiais de vida útil como baterias de celulares, pneus, etc. Todos os países do mundo inclusive os que mais poluem, deveriam aderir aos programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com