TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Responsabilidade Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

As cinco dimensões comentadas pelo autor são econômica, ambiental, social, política e cultural. Onde ele comenta separadamente cada uma delas:

* Economia: Para não prejudicar o meio ambiente, se faz necessário usar com responsabilidade os recursos que temos e os recursos renováveis usando tecnologias que não venham a prejudicar o nosso meio ambiente.

* Ambiental: O uso consciente dos bens naturais a fim de preservar e manter um estilo de vida confortável sem prejudicar nosso ecossistema e economia.

* Social: Visa educar e reeducar a sociedade a fim de conscientizar cada um dos recursos que temos disponíveis sem prejudicar o meio ambiente.

* Cultural: Nada adianta ter uma sociedade ambientalmente e economicamente sustentável sem uma educação política e cultural, visando a aprendizagem de controle regional e temporal mistificados com uma política justa e igual para todos.

* Político: temos que fazer com que a política seja voltada para um instrumento de conscientização para que possa trazer mudanças positivas para o planeta.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

* Ambiental

* Economia

* Social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira seria a tecnológica, que acredita que o homem consiga desenvolver meios que superem o limite dos recursos naturais que temos hoje, a segunda seria uma mudança radical, mudar totalmente o modo como vivemos, diminuindo drasticamente o consumo, e a terceira possibilidade seria não conseguir fazer nada levando a fim a humanidade a extinção.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?

O único jeito atual de se conseguir um planeta sustentável é a reeducação ambiental, político-cultural, social e econômica. Conscientizar a população das limitações dos recursos naturais e a ter bons hábitos para assim termos um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com