TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente RDR-AVA

Artigo: Responsabilidade Social E Meio Ambiente RDR-AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho fala sobre sustentabilidade e em especial sobre “emprego verde”, tendo como referência a Natura, maior empresa nacional de cosméticos. A Natura é também a segunda empresa mais sustentável do mundo, chegando a ganhar prêmios consagrando-a por sua preocupação com o meio ambiente.

A Natura capacita seus empregados para a prática da sustentabilidade, desenvolve ações de educação ambiental e treinamento sobre a prática da responsabilidade ambiental. Incluem empregos que ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade, tendo profissionais capacitados e preocupados com o meio ambiente reduzem o consumo de energia, materiais e água por meio de estratégias de prevenção altamente eficazes e minimizam ou evitam por completo a geração de resíduos e poluição.

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores", atingiu 7.000 em 20134 e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.5

Foi, em 1983, a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiro.13 Em 2007 passou a fornecer aos seus consumidores produtos de carbono neutro, graças ao seu Programa Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEEs), desde a atividade de extração de matérias-primas até a disposição final do produto no meio ambiente.14 No mesmo ano, foi pioneira ao disponibilizar aos seus clientes a Tabela Ambiental: um quadro informativo impresso nas embalagens dos produtos, que apresenta dados técnicos sobre as formulações e embalagens. Inspirada na tabela nutricional de produtos alimentícios, traz informações como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável e número recomendado de refilagens.15

Sua fábrica, na cidade de Cajamar, na Grande São Paulo, foi projetada com conceitos arquitetônicos que priorizam a sustentabilidade e a ampliação do convívio humano.16

Características: Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Produto e Segurança e Saúde no Trabalho são guias no estabelecimento de estratégias e direcionamentos para todos os públicos que trabalham diariamente. Elas são a base para a tomada de decisões e procuram refletir os objetivos de proporcionar o bem estar humano e ambiental.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, a criação de empregos verdes é essencial para uma economia mais harmônica em relação ao meio ambiente. Um estudo, recentemente publicado por essa organização, prevê que a mudança no sentido de uma economia mais verde poderia produzir um benefício tanto ambiental como social.

Atualmente, existe um potencial para a criação de 15 a 60 milhões de vagas em postos de trabalho verde ao longo das próximas duas décadas. Mas, chegar a essa realidade exige um trabalho duro a partir de agora e que está sendo feito por “profissionais verdes”, que ajudam a desenvolver processos mais sustentáveis para a nossa sociedade.

Exemplo de emprego verde:

Gestor Ambiental: é capaz de coordenar equipes multidisciplinares voltadas para avaliar, prever, recuperar e minimizar impactos e riscos causados ao meio ambiente, além de avaliar os sistemas de gestão ambiental nas organizações. A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.

Emprego verde resume a transformação da economia, da empresa, do ambiente de trabalho e dos mercados laborais em direção a uma economia sustentável que proporcione trabalho decente com baixo consumo de carbono. Este tipo de trabalho reduz o nível de impacto das empresas no meio ambiente e dos setores econômicos.

No vídeo onde Gleisi Hoffmann fala sobre empregos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com