TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Av1,av2Pedagogia Fundamentos Do Processo Educativo No Contexto Historico-filosofico

Artigo: Respostas Av1,av2Pedagogia Fundamentos Do Processo Educativo No Contexto Historico-filosofico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  4.279 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

LUTIANE DA ROSA CUNHA

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Canguçu-RS

2014

LUTIANE DA ROSA CUNHA

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Trabalho apresentado Curso Superior em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Piscologia da Educaçã; Sociedade e Práxis Educativa, Politica Publicas na educação Basica. Teoria e Praticas de Curriculo Pratica Pedagogica Interdisciplinar; Escola e Sociadade. Seminario Interdisciplinar II].

Orientador: Wilson Sanches, Edilaine Vagula, Marlizete Stainle, Raquel Lemos Cyntia Simioni, Vilze Vidotte, rosely Montagini, fabiane Musardo, Okçana battini, Sandra Reis e Fabio Luis da Silva

Cang çu-RS

2014

Sumário

1. Memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola. 3

2. As expectativas quanto à passagem do Curso Normal para a Educação superior no curso de Pedagogia 5

3. Educação e Pedagogia 6

3.1 O que é Educação 7

3.2 “Pedagogia: Utopia ,Ciência Filosofia” 7

4. Referencias Bibliográficas 9

1. Memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola.

Fui criada em uma família normal como qualquer outra, formada por meus pais e dois irmãos homens mais novos que eu com pouca diferença de idade entre nós três, os meus pais tinham pouca estrutura para manter uma família com três filhos, meus avós maternos contribuíram muito em nossa criação e educação. Nós moramos muito tempo na mesma casa depois quando meus pais construirão uma casa e nos mudamos, mas continuamos convivendo muito com os hábitos e costumes que eles tinham nos passado. Desde muito sedo tive muita obrigação em casa ajudava na conservação da casa, cuidava dos meus irmãos mais novos.

Com sete anos comecei a frequentar a Escola, aquelas Escolas multe seriadas onde estudavam todos na mesma sala. Com uma única professora que cuidava da limpeza fazia a merenda transmitia seus conhecimentos com muito carinho naquela época não era exigido curso de formação para ser professor eu lembro que a minha professora já trabalhava há muito tempo depois que consegui cursar magistério. Nossa sala tinha umas carteiras onde cada dois alunos sentavam juntos. A dedicação da professora com seus alunos e a comunidade escolar era muito grande. A professora era muito respeitada pelos membros da comunidade. Durante quatro anos estudei com a mesma professora foi uma fase muito tranquila a escola era próxima da minha casa, a professora era bem rígida com seus alunos, mas ninguém passava de ano com deficiência na aprendizagem, inclusive seus alunos quando trocavam de escola para terminar o primeiro grau sempre levavam uma boa bagagem de conhecimentos e valores importantes para a convivência em comunidade.

Quando conclui a quarta serie mudei de Escola, ai tudo mudou tinha que levanta muito mais sedo para pegar o transporte para chegar a outra Escola com uma realidade muito diferente daquela em que eu estava acostumada .Nesta outra Escola a realidade já era mais de acordo com as Escolas de hoje em dia ,uma pessoa especifica que cuidava da limpeza ,um professor para cada disciplina, tive professores com vários perfis alguns trabalhavam por vocação, passavam seus conhecimentos tinham interesse que o aluno aprendessem ,tinha outros que só se interessavam que chegasse o final do mês para receber seu salário .Durante os anos que eu estudei nunca tive problemas na aprendizagem nem com os professores durante o tempo que estudei nesta Escola lembro que tinha uma professora que recebia para ensinar Educação Física mas como não tinha formação as aulas dela simplesmente eram os meninos jogando futebol e as meninas assistiam.

Com muita dificuldade financeira consegui fazer meu curso de segundo grau Magistério, hoje curso Normal, onde eu morava era muito longe da cidade tinha que sair muito cedo de casa e geralmente chegava atrasada na aula as vezes ficava de favor na casa de uma colega ai conseguia assistir toda a aula, durante o segundo grau tive dificuldade na disciplina de Educação física, pois as aulas praticas eram muito exigidas perfeição nas atividades e como eu nunca tinha praticado esporte na minha vida escolar, foi muito marcante a importância da atividade física no desenvolvimento de uma criança ,na coordenação motora etc. Aos poucos fui intendendo a importância da disciplina e até aprendi a gostar das aulas. Tive muitos professores durante minha caminhada escolar alguns deixaram bons exemplos de profissionais outros nem tanto.

Sempre fui muito esforçada nos meus estudos fiz um bom estagio em uma Escola do estado. Quando lembro as dificuldades que passei para concluir meu segundo grau acho que foi ai que eu perdi o interesse em continuar meus estudos. Passaram-se alguns anos, casei tive um menino lindo que hoje já tá com seis anos, curti muito esses anos que tive de profissional do lar dê meu menino entrou para escola voltou uma vontade muito grande de ser professora novamente lembro que meu maior exemplo de pessoa guerreira, com os filhos pequenos nunca desistiu de seguir sua carreira minha professora dos anos iniciais depois de ter trabalhado muito teve oportunidade de cursar o magistério que naquela época era o curso mais importante na carreira de professora.

Nestes anos que sobrevivi da lavoura deu para refletir com as dificuldades da vida, as pedras no caminho, que na verdade eu sempre sonhei em ter uma profissão digna e que com meu esforço resolvi seguir em frente, já que sempre gostei de cuidar de crianças resolvi que quero ser uma educadora. Estou trabalhando em um projeto do governo com a educação integral onde passo o dia com crianças que precisam de uma atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com