TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre "Responsabilidade social e meio ambiente"

Ensaio: Respostas sobre "Responsabilidade social e meio ambiente". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Ensaio  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Questões do texto: Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, de Elimar Pinheiro do Nascimento.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

O texto afirma que há três dimensões no desenvolvimento sustentável, daí que o autor tirou o conceito das “três folhas”.

A primeira dimensão é a ambiental, que consiste na preservação dos ecossistemas. Que supõe o cuidado com o uso dos bens naturais para produção e consumo, preservando e mantendo um estilo de vida confortável para toda sociedade de acordo com a auto reparação dos ecossistemas e economia.

A segunda dimensão é a econômica que sugere o aumento da produção e consumo, mas com economia crescente também dos recursos naturais. Destacando as fontes de fósseis de energia, água e minerais.

A terceira dimensão, a social que procura reeducar a sociedade para viver em condições estáveis, erradicando a pobreza e a desigualdade e colocando em prática a justiça social.

As seguintes, que seriam as outras 2 folhas são a política e a cultura que de acordo com o autor, não adianta seguir todas as anteriores sem uma política justa e igual para todos.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ambiental, econômica e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A tecnológica que acredita na possibilidade do homem criar meios de superação dos limites dos recursos naturais. A segunda é a mudança radical do padrão de produção e consumo e a terceira é a questão da dúvida, não saber o que fazer para evitar a catástrofe, ficar sem resposta.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Teriam que entrar num conceito único para decidir o que fazer, pois não adianta muito cada governo adquirir um modelo de prevenção diferente, ou nem isso, se em outros lugares há muita pobreza e desigualdade. É realmente uma tarefa muito difícil mas não impossível, junto com a colaboração de todos poderíamos mudar o nosso modo de viver e garantir um mundo saudável para as próximas gerações. Somos obrigados, temos a obrigação de fazer isto, pois é torturador imaginar que se não agirmos rapidamente o nosso mundo pode entrar em caos em até 3 ou 4 décadas.

Os governos, as empresas e a sociedade deve seguir uma única base de convívio de acordo com o desenvolvimento da sustentabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com