TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre "Responsabilidade Social"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre "Responsabilidade Social". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Ensaio  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas:

1º A responsabilidade social é uma exigência básica à atitude e ao comportamento ético, principalmente no que diz respeito a grandes empresas com alto faturamento.

Pergunta: Na opinião do grupo, quais as razões que levam essas empresas a darem as costas para a sociedade, sem qualquer preocupação com a comunidade que participam. Comente.

R: _ No Brasil a grande maioria das empresas de grande porte são estrangeiras. Assim sendo, pode haver uma falta de interesse do “grupo empresarial” em ajudar uma nação como a do Brasil, uma vez que o próprio governo do país não demonstra ter uma cultura ética com a população.

_ Podemos dizer também que é uma questão cultural, pois no Brasil o poder sempre esteve e está nas mãos de poucos, assim como a questão financeira, onde poucos têm muito e muitos têm pouco. E esta situação de não ajudar as classes baixas já é algo que vem desde a colonização do nosso país.

2º É impossível a vida em sociedade e a continuidade de um grupo sem estrutura ética, ou seja, de valores, princípios, limites, respeito à pessoa, sentido do bem comum.

Pergunta: Qual o caminho que a sociedade (governo, e principalmente a população em geral, incluindo todas as classes) deve trilhar para obter êxito em conseguir mais atenção das empresas, para o caráter social?

R: O governo deve dar mais incentivos fiscais para que as empresas se interessem mais à adesão da responsabilidade social; as classes “consumidoras” devem procurar adquirir produtos ou serviços de empresas que tem responsabilidade social; além disso, a própria população deve divulgar aos grupos dos quais são pertencentes sobre estas empresas que tem responsabilidade social.

3º A visão imediatista das empresas é anti-ética, pois não respeita valores. Vale tudo pra obter resultados: o concorrente tem que ser eliminado, o cliente atendido e encantado à qualquer preço, minimizar ao máximo recolhimento de impostos, etc.

Pergunta: Essa visão agressiva das empresas que as empresas possuem junto ao mercado, pode ser entendido como:

a) Vivemos numa sociedade cujo o tema é o “CAPITALISMO SELVAGEM”, e tudo é permitido.

b) O problema é cultural, é um hábito, um costume das empresas essa prática.

c) A frase “EU GOSTO DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO, CERTO”, pode ser entendida como um resumo do artigo que acabamos de ler? Sim ou Não? Comente.

R: Acho que podemos explicar a visão agressiva que as empresas possuem atualmente junto ao mercado com a interpretação da alternativa “A”, pois realmente vivemos hoje numa sociedade de “capitalismo selvagem”, onde a concorrência é muito grande e os fatores que diferem os produtos são poucos. Daí o motivo das empresas estarem “engolindo” umas às outras em busca de uma maior participação no mercado.

4º Após a leitura, interpretação e questões respondidas, fazer uma conclusão do trabalho, de no mínimo 20 linhas.

R: Embora a responsabilidade social ganhe cada vez mais importância no mundo dos negócios, ainda são poucas as empresas que aderem à sua prática no Brasil.

É preciso que o governo dê

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com